O que roda por traz da interface grafica do firewall do pfsense??? é iptables??

• Olá pessoal uma duvida o firewall de baixo da interface grafica do pfsense é iptables?
    sabem me dizer se consigo mexer direto nele??

• A base é o Packet Filter, do FreeBSD.

Qual seria a necessidade de usar fora da interface gráfica, sentiu falta de alguma coisa?

• @davidjrsp:

Olá pessoal uma duvida o firewall de baixo da interface grafica do pfsense é iptables?
    sabem me dizer se consigo mexer direto nele??

O PFSense utiliza um mecanismo baseado em XML para gerenciar as configurações que são especificadas através da interface Web. Com isso, toda vez que o PFSense inicia, os arquivos de configuração de todos os pacotes instalados são sobrescritos antes deles serem iniciados.

Resumidamente, não, só é possivel editar configurações de forma que elas permaneçam, editando os XML, que são condicionados ao layout com configurações usadas na interface web.

• Obrigado a todos pelas informações

é que gostaria de ver como as regras sao tratadas tipo POSTROUTING e prerouting
    Estou com uma lentidao no site do bradesco já pedi para nao fazer cache no squid ja liberei todos os sites do bradesco e está lento demais. uso proxy autenticado e se eu libero tudo no firewall para aquele ip da maquina o bradesco fica rapido se eu tiro a regra ele demora pra caramba. já usei o tcpdump e nao to conseguindo liberar no firewall para o acesso nao ficar lento…

• Já que vc quer ver as regras criadas da o seguinte comando no arquivo:

vim /tmp/rules.debug

Log in to reply