Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Bloqueio de streaming

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    12 Posts 5 Posters 9.5k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • V
      vfpv30
      last edited by

Boa noite pessoal,
      Tenho uma demanda pra bloquear sites com streaming de áudio e vídeo por causa do consumo de banda.
      Tentei bloquear o youtube por aliase como fiz com o facebook mas o pfsense bloqueou os outros serviços do Google junto. O problema é que existem outros sites além do youtube e fica difícil bloquear um por um.
      Existe uma forma de realizar esse bloqueio por streaming, evitando a reprodução das mídias.

Desde já obrigado.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • V
        verone
        last edited by

@vfpv30:

Boa noite pessoal,
        Tenho uma demanda pra bloquear sites com streaming de áudio e vídeo por causa do consumo de banda.
        Tentei bloquear o youtube por aliase como fiz com o facebook mas o pfsense bloqueou os outros serviços do Google junto. O problema é que existem outros sites além do youtube e fica difícil bloquear um por um.
        Existe uma forma de realizar esse bloqueio por streaming, evitando a reprodução das mídias.

Desde já obrigado.

Bom dia vfpv30 ,

Eu uso o squidguard com a shallalist e faço o bloqueio de "movies" nele e da uma lista boa de sites que tem videos, tambem da para fazer bloqueio de sites que envolvem musica e tudo mais, ai vai de você!

• A
          avner_ads
          last edited by

vfpv30 você está utilizando proxy transparente? Se sim vai ser um pouco difícil, pois nesse modo a conexão é fim-afim, entre o cliente e o servidor. O bloqueio por rede do google também pode te causar esse problema (que você citou), são várias redes e o serviço sempre busca uma nova conexão para reproduzir o vídeo. Mas caso queira fazer por rede, pode ir monitorando pelo pftop ou tcpdump  e abrindo vídeos para ver a rede que é conectada para carregar o vídeo e ir adicionando as redes em aliases e depois criando regras de bloqueio, ou até pode colocar uma limitação de banda para essas redes com o Limiter do Traffic Shapper.

Utilizar o squid ssl filter (Atualizado pelo marcelloc) pode ser uma alternativa, ele vai interceptar todas as conexões 443, abrindo o pacote e atuando como man-in-the-middle. É preciso ter o certificado gerado instalado nas máquinas clientes. E isso pode incrementar o processamento, pois é mais uma função que será acrescentada.

https://forum.pfsense.org/index.php?topic=62263.0

Se estiver usando o proxy com endereço setado nos clientes fica mais tranquilo, pode bloquear a URL no proxy (ACL > Blocklist), porque a conexão do cliente é com o squid ou utilizar o squidguard assim como nosso amigo verone que faz o bloqueio pelas lista de movies.

Nas opções de Traffic do squid (Services>Proxy Server> Traffic Mgmt) tem opções de largura de banda para arquivos de midia.

Além de poder utilizar Expressão Regurar no squidguard criando um novo Target Categories: Assim como o exemplo abaixo:

(./..(asf|wm|wma|wmv|wav|m4a|cue|ape|ogg|wave|midi|mov|vob|mkv|3gp|mp4|avi|mpg|rmvb|mkv|flv|swf|mpeg|mp.|mpv|mp3|wm.|vpu))

Também estou começando a utilizar o PFsense e já estou fascinado pelas possibilidades.

• R
            reinaldo.feitosa
            last edited by

Se possível use proxy por WPAD e bloqueie com o SquidGard.

• V
              vfpv30
              last edited by

Boa noite
              Obrigado a todos pelas respostas.

Verone, realmente muito boa essa opção. Meu único problema quanto a isso é o youtube que continua passando por causa do https.
              Reinaldo, sobre o wpad, é excelente mas será que funciona no meu ambiente? Aqui quem gerencia o dhcp e o dns é o controlador de domínio do qual não sou responsável. Para que funcione o pfsense precisa gerenciar esses caras, certo?
              Avner, estou estudando a opção de proxy com o endereço e a porta no navegador mas meu problema por enquanto é que sem essas configurações setadas a conexão passa direto. Se os caras descobrirem vão burlar. Sabe como resolvo isso?
              Outro problema é que as máquinas da diretoria precisam passar direto pelo filtro do proxy e eu não encontrei como fazer isso

• T
                tomaswaldow
                last edited by

@vfpv30:

Para que funcione o pfsense precisa gerenciar esses caras, certo?

Não, seu DHCP Server e DNS pode ser outro sem nenhum problema, basta ter a entrada WPAD apontando para o pfSense e no DHCP a configuração que será entregue aos clientes.

@vfpv30:

Se os caras descobrirem vão burlar. Sabe como resolvo isso?

Você precisa desabilitar a regra padrão, e criar regras especificas para cada serviço, no caso só libere a porta 3128 para sair pelo proxy e os demais serviços, DNS, etc…

@vfpv30:

Outro problema é que as máquinas da diretoria precisam passar direto pelo filtro do proxy e eu não encontrei como fazer isso

Só criar um grupo no Suidguard e colocar os IPs de origem e não colocar nenhum filtro.

Tomas @ 2W Consultoria

• A
                  avner_ads
                  last edited by

@vfpv30:

Avner, estou estudando a opção de proxy com o endereço e a porta no navegador mas meu problema por enquanto é que sem essas configurações setadas a conexão passa direto. Se os caras descobrirem vão burlar. Sabe como resolvo isso?

O Tomas Waldow respondeu muito bem vfpv30. Com proxy setado quem abre a conexão é o proxy e não o cliente, portanto não é preciso liberar a porta 80 na interface LAN. Isso vai te dar um bom controle, inclusive sobre conexões HTTPS.

• T
                    tomaswaldow
                    last edited by

Lembrando, tem que criar regra para cada serviço, DNS, Proxy, etc…
                    O que não é liberado por padrão é bloqueado.

Tomas @ 2W Consultoria

• V
                      vfpv30
                      last edited by

Obrigado pessoal! Me deram várias opções, vou focar em uma.
                      Agora, pra ficar documentado, quando tento editar a regra padrão de navegação "Anti-Lockout Rule" o pfsense me joga para "System -> Advanced". Pelo o que entendi existe uma opção que preciso alterar lá para poder editar a regra. Mas qual essa opção?

Abraço

• T
                        tomaswaldow
                        last edited by

Esta regra não deve ser alterada pois ela garante o acesso a interface de configuração do pfSense.
                        Ela somente libera acesso para o pfSense.

Tomas @ 2W Consultoria

• V
                          vfpv30
                          last edited by

Fiz o seguinte:
                          Setei o proxy nos navegadores bloqueando as categorias music e movies, já foi uma mão na roda. Configurei as regras de forma que sem o proxy no navegador o cara não navega:

Depois comecei a estudar o wpad e deu certo com este tutorial:

http://www.pfsense-br.org/blog/2013/12/configuracao-wpad-no-pfsense-2-1/

Segui o tutorial diretinho mas o proxy não conseguiu barrar https do youtube. Minha outra dúvida é como posso utilizar wpad em um ambiente que o pfsense não é o servidor dhpc? Tem um passo neste tutorial que precisa configurar BOOTP Options.

Estou no caminho certo?

• V
                            vfpv30
                            last edited by

Bom, para encerrar o tópico.
                            Fiz com o proxy não transparente, habilitei o bloqueio de music e movies no SquidGuard e criei uma nova categoria onde limitei o acesso ao youtube e demais sites que forem surgindo.

Abraços

• First post
                              Last post
                            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.