Restore de backup
-
Após a atualização da versão 2.1 para 2.2 meu pfSense apresentou problema em vários serviços, gostaria de saber se é possível efetuar um restore de um backup full feito durante a atualização, alguém já fez este processo? funciona? Obrigado.
Atualmente estou na versão 2.2.1 teria que restaurar para a versão 2.1
-
Bom dia,
Você fez o backup antes de atualizar ? não entendi.. você disse durante a atualização, mas durante a att você não pode fazer nada… caso você fez o backup antes da att, que é o aconselhável, é totalmente possível você fazer o restore.
abrass
-
@RodolfoFred:
Bom dia,
Você fez o backup antes de atualizar ? não entendi.. você disse durante a atualização, mas durante a att você não pode fazer nada… caso você fez o backup antes da att, que é o aconselhável, é totalmente possível você fazer o restore.
abrass
Antes de efetuar a atualização ele exibe uma opção de efetuar backup full, acredito ser esse backup que tenho armazenado, já fez esse processo alguma vez?
-
Então,
Sempre que atualizei meu pfsense, eu fazia um backup manual lá na aba diagnostics –> backup/restore.
-
Se você não tem backup da versão 2.1, não tem como usar um backup da versão 2.2 para instar em versão anterior.
-
Se você não tem backup da versão 2.1, não tem como usar um backup da versão 2.2 para instar em versão anterior.
Tomas tenho alguns backup's guardados:
https://plus.google.com/photos/115007302586015908825/albums/6137225345686101217?authkey=CNmLz7np2K3IQwMinha dúvida é se funciona esse restore, pois hoje estou com problemas mais está funcionando, porem não posso para para trocar esse server agora, precisaria prorrogar um tempo a troca, porem meu squid foi para as cucuias com essa atualização. Ou seja, não estou filtrando o conteúdo dos usuários.
-
Nunca fiz restore de backup full, sempre só da configuração em instalação limpa. Não sei te dizer.
-
Quais os serviços não estão funcionando?
O que pode ter acontecido é que estava usando o Squid3-dev e o Squid3guard e estes pacotes não existem mais com este nome. Se for o caso remova os pacotes e instale novamente o Squid3 e o Squidguard. Ja aconteceu comigo e o restore não vai resolver porque não acha o pacote para instalar.
-
Olá,
O Backup Full seria o backup físico do firewall, com os arquivos de configuração, logs, etc. Ao efetuar o restore full ele simplesmente escreve o arquivos nos diretorios, não copiando o backup lógico que seria o arquivo .xml. Eu tenho uma rotina para efetuar os dois backups físico e lógico para caso precise.
O script padrão do pfSense efetua um tar dos directórios, e no restore simplesmente extrai:
# less /etc/rc.create_full_backup #!/bin/sh FILENAME="pfSense-full-backup-`date "+%Y%m%d-%H%M"`.tgz" echo ">>> Creating full backup to /root/$FILENAME" tar czPf /root/$FILENAME \ --exclude dev/* \ --exclude tmp/* \ --exclude var/db \ --exclude var/run/* \ --exclude root/* \ --exclude var/empty/* \ --exclude var/empty \ --exclude var/etc \ /
#less /etc/rc.restore_full_backup echo -n "Checking..." if [ `tar tzPf $1 /etc/rc 2>/dev/null` ]; then echo " Backup file looks OK." echo "One moment, restoring ${1}..." if [ -f /tmp/do_not_restore_config.xml ]; then EXCLUDE="--exclude /cf/conf/config.xml" rm /tmp/do_not_restore_config.xml else EXCLUDE="" fi tar xzPfU $1 $EXCLUDE -C / 2>/var/etc/restore_log.txt echo "Restore of $1 complete." else