Bogon Networks
-
Boa tarde pessoal,
Desde já agradeço qualquer ajuda.
Gostaria de verificar "realmente" a finalidade da opção Block bogon networks, quais os prós e contras de ativar/desativar essa opção na Interface.
O seguinte problema surgiu, desde que implantei o PFSENSE sempre deixei essa opção ativa e nunca tive problemas, recentemente os cliente de um Provedor Wireless de uma cidade vizinha, começaram a reclamar que não conseguem acessar "nossos serviços (site, aplicações)", em conversa inicial com o pessoal do Provedor eles fizeram algumas mudanças relacionadas a infra e configurações (mudaram range de IPS).
Em um teste preliminar, verifiquei que se desabilito a regra Block bogon networks, consigo acessar normalmente os serviços pela rede deles, com a opção habilitada não!
- É correto deixar a opção habilitada?
- Consigo verificar os IPS que se encaixam dentro dessa categoria?
- De onde o PFSENSE busca essa lista? É atualizada?
- Consigo criar uma regra para o IP desse Provedor não cair nessa opção de Block bogon networks?
-
@wrp:
- É correto deixar a opção habilitada?
Se não usa ips privados nessa interface, sim.
@wrp:
- Consigo verificar os IPS que se encaixam dentro dessa categoria?
Sim, menu diagnostics -> tables
@wrp:
- De onde o PFSENSE busca essa lista? É atualizada?
Já tentou olhar o cron do firewall?
1 3 1 * * root /usr/bin/nice -n20 /etc/rc.update_bogons.sh@wrp:
- Consigo criar uma regra para o IP desse Provedor não cair nessa opção de Block bogon networks?
Não, ela é aplicada antes de qualquer outra regra.
-
Obrigado pelo help Marcello,
Comecei a verificar e me deparei com alguns itens (hehehe)….
Tenho dois servidores com o PFSENSE na mesma versão 2.1-RELEASE (i386).
No servidor que está apresentando o problema na opção de Tables tenho mais de 3mil entradas, no outro servidor tenho só 10. Acredito que o problema já esteja ai.
Dúvidas:
- Essas várias entradas, são corretas?
- Como que funciona esse repositório de atualizações?
- Verifiquei que o range de IPS do Provedor está na lista, caso eu edit o arquivo (Seria correto?), quando atualizar o mesmo vai sobrescrever?
Obrigado, Abraços