Duvidas Traffic Shaper
-
Bom dia galera.
1º-Tenho uma duvida quanto ao Traffic Shaper, ao criar o controle para a LAN os IP do Bypass no proxy tb entram na regra ?
2º-Ao limitar a banda no Traffic Shaper estou limitando somente a banda de internet certo? a velocidade de trafego da rede interna continua a mesma?
-
1º-Tenho uma duvida quanto ao Traffic Shaper, ao criar o controle para a LAN os IP do Bypass no proxy tb entram na regra ?
Sim, se o IP que você colocou no BYPASS do proxy server estiver entre aqueles que estão em uma regra com largura de banda definida vai ser aplicado.
2º-Ao limitar a banda no Traffic Shaper estou limitando somente a banda de internet certo? a velocidade de trafego da rede interna continua a mesma?
Salvo engano o limite que você definir vai se aplicar apenas a regra em que você colocou o In/Out. Se for uma regra para internet vai aplicar, se for para um determinado destino na internet também vai aplicar. Agora, se você criar uma regra na interface LAN com origem na rede para qualquer destino e qualquer porta, acredito que vai aplicar o Traffic Shaper definido também no tráfego da rede local para o PFSense.
-
O pfSense não tem controle nenhum sobre sua rede local, tanto que se desligar o pfsense sua rede continua comunicando normalmente.
O pfsense é um roteador entre sua lan e wan só vai controlar o que precisa ser roteado por ele, o que não acontece com o trafego da sua lan. -
Bom dia, gostaria de saber quais das duas respostas acima é a mais correta, poderiam responder?
Obg.