DIOCADDRULE: Operation not supported by device - The line in question reads [0]:
-
Prezados, bom dia!
Recentemente, fiz atualização do meu pfsense que antes estava com a versão 2.0.1 para a 2.2.2.
Tenho uma regra no meu firewall, que os ips de 192.168.5.3 ate 192.168.5.99 devem utilizar a saida de internet e email pelo link principal com IP fixo da GVT. E que os IPs de 192.168.5.100 ate 192.168.5.254 devem utilizar meu link com ip dinamico da NET virtua. isso tudo sendo controlado por um failover, se um ficar indisponivel o outro assume. Vide Imagem anexa.Porém ontem precisei inverter essa regra, deixando os IPs de 192.168.5.3 ate 192.168.5.99 saindo pelo NET virtua e 192.168.5.100 ate 192.168.5.254 saindo pelo GVT mas recebi um erro "[ There were error(s) loading the rules: pfctl: DIOCADDRULE: Operation not supported by device - The line in question reads [0]: ]"
alguem saberia me dizer porque estou recebendo esse erro? antes da atualização da versão 2.0.1 para 2.2.2 quando eu precisava inverter essa regra, conseguia normalmente, agora não consigo mais.
será que eu preciso excluir a regra e cria-la novamente?
sem mais,
Paulo Gagliardi
-
Ja resolvi.
identifiquei que o problema não era o firewall e sim o modem da net virtua.
A net recentemente mudou sua tecnologia implantando IPv6 em seus modens, nas configurações de switch mode do meu modem as configurações não foram atualizadas pela central, estava marcando only IPv4, observei que o IP não mudava a algum tempo, e dei um reset nas configurações do modem net virtua, logo após o mesmo subiu com outro IP de conexão e no switch mode onde estava marcando apenas IPv4, começou a ficar marcado IPv4/IPv6. logo após mudei as regras do firewall e funcionaram com sucesso, consegui inverter os links de conexão e fiz um teste no failover desligando o modem da gvt para verificar se o firewall assumiria o failover e link da net como padrão. Sucesso!!! ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D