Monitoramento da Banda de Internet
-
Olá pessoal,
Fiz uma busca no fórum e não encontrei uma solução para meu problema. Gostaria de monitorar o tráfego de internet da minha rede, de forma que seja gerado um gráfico com picos de consumo ao longo do dia, semana ou mensal. Algo semelhante que o zabbix faz (imagem abaixo), todavia, sem a necessidade de configurar um servidor zabbix. No caso dos módulos Sarg, Lightsquid ou Bandwidthd, eles mostram a quantidade de up/down de cada host realizado na rede. Logo abaixo segue uma imagem do que preciso. Dessa forma, posso mostrar a diretoria que precisamos fazer um upgrade do nosso link, já que os o consumo está sempre no pico.
Como posso fazer isso utilizando apenas o pfsense? É possivel? Quando vou em Status -> Traffic Graph, ele mostra o consumo em tempo real, como posso armazenar esse dados ao longo dos dias?
Natanael Ribeiro
-
Status > RRD Gaphs não serve pq?
-
Olá santeLLo,
Esqueci de mencioná-lo. O que ocorre é que no gráfico mostrado não condiz com o consumo, fica bem abaixo do tráfego real. Imaginei até que sua precisão fosse ruim.
Natanael Ribeiro
-
Talvez o NTop possa te atender, tem pacote para pfSense.
http://www.ntop.org/
-
Vou dar uma olhada Tomas. Obg.
-
Olá santeLLo,
Esqueci de mencioná-lo. O que ocorre é que no gráfico mostrado não condiz com o consumo, fica bem abaixo do tráfego real. Imaginei até que sua precisão fosse ruim.
Natanael Ribeiro
Como assim? RDD Graph não condiz com a realidade, explique melhor. Eu utilizo o RDD Graph sem problema mostra o mesmo grafico do trafego em tempo real só que em periodos maiores 8 horas, 1 dias, 1 semana, etc.
-
Olá Reinaldo,
Não sei o que estava ocorrendo. Tive que mudar de servidor. Instalei em outra máquina, fiz uma restauração e agora o RDD Graph está mostrando o tráfego real. Também fiz uns testes com o NTOP e achei bem legal. Agora já tenho o que preciso.
Obrigado pessoal.
Natanael Ribeiro
-
Eu ia comentar a mesma coisa que o reinaldo.feitosa falou, pra mim aparece os graficos com os valores reais… não tenho nenhum problema.
Claro que o Ntop é mais completo, mas consome mais recursos também, tem que analisar se não tem impacto na performance.