Forçar a navegação pelo squid

• Boa noite, Caros colegas

queria uma dica de como posso fazer para forçar a navegação pelo squid no pfsense.

• Cara isso é o básico, é a coisa mais simples que um ADM de rede deveria Saber, mas pelo tipo de pergunta creio que você esta começando agora e a solução é tão simples que se eu ou alguém falar você vai fazer e não vai entender, então eu te aconselho a ler os tutoriais sobre o squid que tem no Fórum.

Mais importante do que fazer é saber o que está fazendo e em uma dificuldade grande ou erros de implantação a comunidade poder lhe ajudar.

• Cara pode ser básico para vc, que por ventura um dia também teve que apreender hoje é clara podes falar desta forma, mas te garanto que passou alguns perrengues e ligou para seu colegas ou professores.

na realidade queria somete uma explicação pois tenho o proxy transparente e esta tudo liberado na rede, desabilitei o proxy transparente configurei a autenticação via ad mais o pessoal esta navegando em autenticar, pelo certo, se a configuração estiver correta não iria navegar se eu não configurar o proxy no navegador.

a pegunta reformulada

como fazer as regra em rules para que as maquinas não naveguem na rede se não colocar o proxy no navegador.

• Pode usar WPAD para entregar as configurações automaticas aos computadores e somente liberar a porta 3128 na LAN.

• Caro amigo, meu intuito foi lhe ajudar e como disse antes é questão de ler um pouco mais, pois a solução é simples mas você precisa entender como funciona e não como faz.

Vamos lá, a regra de firewall padrão libera tudo certo? Independente da porta toda requisição recebida vai para seu destino. (firewall/Rules/LaN)

Sabemos que por padrão o squid trabalha com a porta 3128, mas você pode mudar se quiser.

Sabendo que que firewall esta totalmente aberto e que o squid usa a porta 3128 o que você deve fazer na regra de firewall?

• @isaiasbertin:

queria uma dica de como posso fazer para forçar a navegação pelo squid no pfsense.

Chegou a ler os tutoriais aqui do fórum antes de postar a pergunta? Lá tem muita informação desde o básico a configurações avançadas.

• podes me indicara alguns links desse tutoriais

• @isaiasbertin:

podes me indicara alguns links desse tutoriais

Olha nos primeiros tópicos aqui do fórum. Estão todos agrupados por assunto.

Os tutoriais do squid vão aparecer no topico sobre pacotes.