Solução para quando travar ou desligar pfsense



  • Amigos, tenho uma dúvida. Se puderem contribuir com seus conhecimentos. Uso o PfSense 2.2.2 com proxy não transparente. Estou fazendo um teste na minha V.M e dando certo pretendo virtualizar o PfSense no meu trabalho. Porém, estou me deparando com um problema: se trava o PfSense não consigo navegar na internet; só tirando o número do proxy. Há alguma forma de contornar isso pra quando travar ou desligar ele subir internet normalmente (mesmo que seja sem o bloqueio)?
    Obrigado.



  • Se o navegador está configurado para usar proxy, só vai funcionar com o proxy no ar.

    Já tentou montar um cluster/carp no pfsense para ter failover?



  • Marcello, existe alguma forma de funcionar sem ter que colocar o ip no navegador? Fiz tudo certinho, o problema é que vou usar o Virtualbox pra virtualização e tô com medo de travar e parar a internet de algumas pessoas. Existe alguma forma de se colocar como transparente? Quanto ao cluster que falou eu ainda não sei, pois estou iniciando no pfsense recentemente.



  • Se não estiver usando autenticação no squid, pode deixa-lo em modo transparente. Mas se o firewall travar, o efeito será o mesmo já que o link internet está atrás dele.

    O carp pode te ajudar nesse ponto. Existem vários tutoriais falando sobre isso. Recomendo uma boa leitura antes de tentar implementar.



  • Vou pesquisar mais sobre Carp. Obrigado pela força Marcello.