Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Internet lenta usando o pfSense

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    3 Posts 2 Posters 1.0k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • G
      gugahb
      last edited by

Boa tarde galera, blz?

Bom, vou contextualizar antes da pergunta minha estrutura.

Tenho um grupo com mais de 170 residências dividindo 300mb fornecido pela Telefônica, link dedicado e funcionando, se eu conectar no modem, ou qualquer servidor do meu wm no range do modem, eu consigo facilmente os 300.

Hoje na estrutura que não foi criada por mim, tem 2 IPcop dividindo a rede em dois perfis, bom, tenho recebido muitas reclamações e inclusive eu tenho notado lentidão, como o ipcop não roda em 64 não consigo extrair muito dele.

Por isso resolvi mudar para o pfSense, achei uma ferramenta maravilhosa, e inclusive muito fácil e com diversos recursos, bem melhor que o ipcop, porém hoje só tem duas pessoas conectadas nele, eu e o gerente de TI, porém não consigo atingir nem 3mb nos testes, e sem contar que tenho achado bem lento, não tenho ainda nem squid e nem nada, somente regras liberando a saída full.

Configurações:
      3 placas de gbs

• WAN
      • LAN1
      • LAN2
        8gb de memoria
        32gb de HD
        MBUF 131072

O que eu poderia fazer para resolver o meu problema de lentidão?

Estou colocando duas imgs em anexo, o resultado pior é usando o pfsense
      ![Foto 11-07-15 18 32 38.png](/public/imported_attachments/1/Foto 11-07-15 18 32 38.png)
      ![Foto 11-07-15 18 32 38.png_thumb](/public/imported_attachments/1/Foto 11-07-15 18 32 38.png_thumb)
      ![Foto 11-07-15 18 32 28.png](/public/imported_attachments/1/Foto 11-07-15 18 32 28.png)
      ![Foto 11-07-15 18 32 28.png_thumb](/public/imported_attachments/1/Foto 11-07-15 18 32 28.png_thumb)

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcellocM
        marcelloc
        last edited by

Pode ser problema de driver ou configuração na placa de rede.

Pesquise o modelo da sua placa no fórum para ver se mais alguem reporta o mesmo problema

Esse doc pode ajudar:

https://doc.pfsense.org/index.php/Tuning_and_Troubleshooting_Network_Cards

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• G
          gugahb
          last edited by

Problema resolvido, fui testando uma configuração por configuração até que uma deu certo, é um wm em um blade da IBM ai fica complicado saber qual o drive, mas deu certo.

Obrigado

• First post
            Last post
          Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.