[RESOLVIDO] pfSense travando por um tempo
-
Bom dia,
Pessoal estou com um problema estranho. O fsense trava por alguns instantes de 30 a 60 segundos e volta sozinho.
Não tem nada de anormal nos logs.
Olhando o hardware fisicamente, quando ocorre o travamento o LED do HD fica aceso sem piscar por todo o tempo que esta travado.
Troquei o servidor por outro e restaurei o backup o erro continuou.
Será se pode ser alguma configuração?Abaixo o gráfico do processador, notem que a linha do número de processo fica cortada como quando desliga e liga o sistema.
Alguém ja passou por isso
Obs: Servidor físico
Intel(R) Pentium(R) CPU G2030 @ 3.00GHz
2 CPUs: 1 package(s) x 2 core(s)
![Captura de Tela 2015-07-21 às 08.44.45.png](/public/imported_attachments/1/Captura de Tela 2015-07-21 às 08.44.45.png)
![Captura de Tela 2015-07-21 às 08.44.45.png_thumb](/public/imported_attachments/1/Captura de Tela 2015-07-21 às 08.44.45.png_thumb) -
Tente alterar a interface de linguagem para o Inglês e veja se o travamento volta a acontecer.
-
Tente alterar a interface de linguagem para o Inglês e veja se o travamento volta a acontecer.
Não deve ser isso, pois tenho vários em pt-BR e nao acontece o mesmo, mas mesmo assim troquei aqui. Vamos ver se resolve
-
Mesmo em ingles olhe no gráfico quantas vezes ja travou hoje.
Pelo que percebi o NAT nao trava, mas o Squid, Captive portal, etc. trava.![Captura de Tela 2015-07-21 às 10.01.18.png](/public/imported_attachments/1/Captura de Tela 2015-07-21 às 10.01.18.png)
![Captura de Tela 2015-07-21 às 10.01.18.png_thumb](/public/imported_attachments/1/Captura de Tela 2015-07-21 às 10.01.18.png_thumb) -
Alguém tem alguma sugestão?
Olhem o gráfico do tarde quantos picos, travamentos sem explicação.
![Gráfico do processador.png](/public/imported_attachments/1/Gráfico do processador.png)
![Gráfico do processador.png_thumb](/public/imported_attachments/1/Gráfico do processador.png_thumb) -
Consegui pegar um comportamento estranho através do top.
Muitos processo com o nome de php com state pfault conforme imagem em anexo.
-
Me parece que está usando a memoria SWAP.
Isso demonstra que seu sistema está precisando de mais memoria RAM que você tem disponível.
Está usando proxy? Caso positivo poste as configurações de cache e memoria. -
Sim estou usando proxy.
Config em anexo
-
Peguei o unbound utilizando 61% pro processador.
Vou adicionar mais memórias para ver se resolve.
-
Que IPs são esses que estão no "External Cache-Managers"?
Suas configurações no geral estão com o basico, não deveria estar travando.
Usa Squidguard? -
Que IPs são esses que estão no "External Cache-Managers"?
São os ips da minha LAN e da WIR para rodar o qstat (status->proxy report->proxy state)
Suas configurações no geral estão com o basico, não deveria estar travando.
Usa Squidguard?Sim estou usando o Squidguard Bloqueando tudo e liberando os sites por categorias, tambem uso o blacklist shalla
-
Se tem muitas categorias o consumo de memoria é alto.
Quanto de RAM tem o servidor?
-
2 GB.
Mas não mostra no gráfico mostra 70/80% free. -
Troquei a memória e o problema foi resolvido.
Tudo indica que o problema não era a quantidade da memória e sim memória com defeito, pois não esta utilizando nem 30% da memória, conforme gráfico em anexo.