Dúvida do DHCP no Captive Portal



  • Boa noite. Tenho uma grande dúvida referente à distribuição dhcp com captive portal. Tenho um pfsense funcionando apenas para autenticação com o captive portal para wireless e utilizo a rede classe c 192.168.1.1 com range de dhcp 192.168.1.20 a 192.168.1.254 distribuindo desta forma 234 ip's correto? Minha dúvida é a seguinte: O pfsense com captive portal distribui ip apenas para usuários autenticados ou também para usuários que tentam autenticar? Pergunto isso pois quando vejo no dhcp status a distribuição vejo exatos 234 ips distribuidos sendo que no status do captive portal tenho apenas 90 usuários conectados/autenticados.  Como ocorre essa distribuição? Será que quando chega no 234 ip distribuido entre autenticados e não quando um usuário autentica no dhcp ele toma o ip de quem não está autenticado? Desculpem caso não tenha explicado minha dúvida direito.



  • Trabalho em uma escola com mais de mil alunos. Essa rede wifi que tenho é só para professores e demais funcionários, só que os alunos tentam conectar direto. Não autenticam mas fica suas entradas de ip no dhcp



  • Se a senha do wifi for conhecida ou estiver sem senha, quem conectar na rede com certeza o DHCP Server vai entregar IP, é o funcionamento padrão dele.
    Você pode negar a entrega para MACs desconhecidos, tem opção para isso, mas terá que necessariamente cadastrar todos os MACs antes.
    Se tem outra forma eu desconheço.