Monitoramento Sarg



  • Pessoal Bom dia , tenho uma dúvida em relação ao Sarg!

    Tenho ele instalado e funcionando corretamente , porém verifico que ele mostra somente o ip de quem fez determinado acesso. Em minha rede os ip´s são distribuídos via dhcp, com isso a minha dúvida surgiu . Os ips são renovados e muitas vezes alterados, como identificarei o usuário que fez o acesso já que ele não mostra o mac address do usuário ? Desculpe minha ignorância, mas sou novo no pfsense. No sistema que eu utilizava antes (IPCOP) tive que amarrar os usuários com ip fixo para saber quem fazia determinados acessos pelo sarg . existe alguma forma de fazer isso sem que eu tenha que setar os usuário com ip fixo ?? No aguardo de alguma ajuda.



  • Se o servidor DHCP é o seu pfSense, nas configurações dele tem a opção de você fazer o cadastro dos MACs com os respectivos IPs.
    No fim da pagina: DHCP Static Mappings for this interface.



  • Obrigado pela resposta Tomas!
    Mas é justamente isso que eu queria evitar fazer, ter que criar ipfixo para todos os micros que conecta em minha rede. Gostaria de saber se existe alguma outra alternativa ou se é somente dessa forma ? Pois se no sarg aparecesse o mac adress dos micro para mim já seria o suficiente.



  • Você pode mudar no Sarg para gerar por DNS, assim vai pegar os nomes das máquinas.

    Marca a opção: Convert ip address to dns name (no)



  • Opa Tomas muito obrigado , não tinha me atentado a essa opção ! Funcionou aqui normalmente , foi de grande ajuda ! Agora é só monitorar pelos nomes ! Vlw  ;D



  • Tomas Bom dia ,

    Teve uma falha minha aqui , pós não tinha  me atentado que o micro que efetuei testes estava cadastrado com ip fixo , o problema na verdade continua , o nome do host só aparece no relatório se o micro estiver cadastrado com ip fixo, retirando o ip fixo  o relatório mesmo com a opção Convert ip address to dns name (no) setada mostra somente o ip do micro. Existe alguma forma de ser mostrado no relatório o nome dos micros sem que esteja cadastrado o ip fixo ?



  • Sim, seu servidor DNS tem que resolver os nomes da máquinas.



  • Boa Tomas ! Vlw pela ajuda , coloquei o Pfsense para ser o servidor DNS e está funcionando ! Vlw pela força



  • Se você tem outro servidor na sua rede basta apontar o primeiro DNS no pfSense para ele, caso seja um AD por exemplo.