Navigation

Netgate Discussion Forum
    • Register
    • Login
    • Search
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search

Servidor PfSense Multi-WAN - Conexões de entrada e saída.

Portuguese
    2
    2
    456
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • J
      jfreitas23 last edited by

Olá pessoal!
      Sou novo no Sense e tenho algumas dúvidas em relãção a entrada e saída de conexão (pacotes).

Tenho 2 WANs dedicadas de operadoras diferentes e queria direcionar portas WANs desses links pra minha rede LAN como exemplo SMTP, POP e HTTP. O direcionamento WAN to LAN já está acontecendo normalmente pelo teste feito via Terminal Server porta 3389.
      A dúvida é:

1. Quando crio uma regra NAT em Port Forward direcionando pro ip interno, automaticamente é criado uma RULE WAN1 também direcionando pro ip interno. Se eu deixar setado o "default router" ( * - sinal de asterístico) no campo GATEWAY da RULE WAN1 que vai em direção ao host interno, a conexão que entrou pela WAN1 em direção a tal IP interno retornará pra internet pela mesma WAN1 que entrou ou não?

Lí por aqui no fórum que não é recomendável trabalhar com gateway padrão. Será que esses é 1 dos motivos? Que na hora de retorna pra internet não importa quantos WANs eu tenha, sempre retornará pra internet sempre pela rota (gateway) default?

1. Onde seria o correto ou melhor de ser feito as regras de saída da minha LAN/HOST pra internet, na RULE LAN em Firewall:Rules ou OUTBOUND em Firewall: NAT: Outbound? A melhor forma/gerência dessas regras seria onde?

OBS: Minha conf de OUTBOUND em Firewall: NAT: Outbound está como Automatic outbound NAT rule generation