Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Interfaces WAN WAN2 e OPENVPN

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    3 Posts 1 Posters 537 Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • L
      L1P3
      last edited by

Boa noite senhores,

Estou com duas dúvidas pesquisei e infelizmente não tive tanto sucesso (Peço desculpas se não encontrei no fórum, e caso tenha me informem), vamos por partes..

No PFSENSE eu possuo 3 interfaces, das quais estão divididas da seguinte maneira:

re0 WAN1 - VIVO FIBRA (ONT direto na placa de rede e apontado para a VLAN tag 10 para funcionar, conexão PPOE) IP FIXO
      re1 WAN2 - GVT (A Placa recebe o IP por DHCP do roteador da GVT)
      alc0 LAN - (Rede interna DHCP)

Configurei o FAILOVER e defini as regras da LAN apontando para o gateway do FAILOVER, deixei como default a WAN1 por ser IP FIXO e também para acesso a VPN, só que anteriormente a essas configurações eu percebi que quando eu ativo a WAN2 a WAN1 para de pingar externamente, isso independente do FAILOVER, até exclui/desabilitei as regras e o FAILOVER mais mesmo assim quando eu ativo a WAN2 a WAN1 para de responder (Externamente), na rede LAN as interfaces funcionam normalmente.

VPN - OPENVPN
      A VPN esta funcionando perfeitamente, com o utilitário wizard facilitou muito a vida para a configuração, mais o que eu estou tentando fazer e não estou tendo muito sucesso é a autenticação do proxy não transparente para ser usado pela VPN pelos usuários que estão passando pelo túnel, no navegador chega a pedir usuário e senha não navega.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • L
        L1P3
        last edited by

@L1P3:

VPN - OPENVPN
        A VPN esta funcionando perfeitamente, com o utilitário wizard facilitou muito a vida para a configuração, mais o que eu estou tentando fazer e não estou tendo muito sucesso é a autenticação do proxy não transparente para ser usado pela VPN pelos usuários que estão passando pelo túnel, no navegador chega a pedir usuário e senha não navega.

Esse problema eu resolvi adicionando a Range de Ips da vpn em Services–>Proxy Server–>Access Control–> Allowed Subnets e a internet liberou para os acessos do tunel.

Agora a primeira duvida ainda não conseguir resolver  :'(

• L
          L1P3
          last edited by

@L1P3:

Boa noite senhores,

Estou com duas dúvidas pesquisei e infelizmente não tive tanto sucesso (Peço desculpas se não encontrei no fórum, e caso tenha me informem), vamos por partes..

No PFSENSE eu possuo 3 interfaces, das quais estão divididas da seguinte maneira:

re0 WAN1 - VIVO FIBRA (ONT direto na placa de rede e apontado para a VLAN tag 10 para funcionar, conexão PPOE) IP FIXO
          re1 WAN2 - GVT (A Placa recebe o IP por DHCP do roteador da GVT)
          alc0 LAN - (Rede interna DHCP)

Configurei o FAILOVER e defini as regras da LAN apontando para o gateway do FAILOVER, deixei como default a WAN1 por ser IP FIXO e também para acesso a VPN, só que anteriormente a essas configurações eu percebi que quando eu ativo a WAN2 a WAN1 para de pingar externamente, isso independente do FAILOVER, até exclui/desabilitei as regras e o FAILOVER mais mesmo assim quando eu ativo a WAN2 a WAN1 para de responder (Externamente), na rede LAN as interfaces funcionam normalmente.

Após muito procurar, constatei que o Gateway da WAN1 esta offiline, o ONT esta ligado direto a placa de rede da WAN1 e configurado para PPPOE, achei estranho que o gateway esta o padrão da operadora mais o status é offline, acho que é por esse motivo que quando colocada a WAN2 a WAN1 para de responder, alguém já passou por esse problema?

• First post
            Last post
          Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.