[Resolvido] PFSense Travando
-
O campo Memory cache size está com 6GB, me parece muito alto por isso o alto consumo de SWAP.
O valor está o dobro do total de memória física disponível :o
-
Baixei está versão ontem porem tive o mesmo problema e voltei na iso que tinha 2.2 ( pois ainda sou iniciante para procurar o erro e saber resolver )
Mas essa seria a configuração padrao do cache ? teria uma configuração basica ideal ?
Obrigado desde já!
Breitner Silva
-
Habilitar o soft updates durante a instalação sempre que for usar qualquer pacote que use muito io (squid,e2guardian,postifx,mailscanner, etc).
Nunca configurar um daemon para usar mais memória que o disponível no sistema operacional e com a imensa maioria de sites dinâmicos que temos hoje, o cache em disco se torna cada vez menos eficiente.
-
Habilitar o soft updates durante a instalação sempre que for usar qualquer pacote que use muito io (squid,e2guardian,postifx,mailscanner, etc).
Nunca configurar um daemon para usar mais memória que o disponível no sistema operacional e com a imensa maioria de sites dinâmicos que temos hoje, o cache em disco se torna cada vez menos eficiente.
Perfeito, eu já faz tempo que não uso mais cache em disco.
-
Hard disk cache size: 10GB
Hard disk cache system: UFSPreparou o pfSense pra utilizar o squid? separou o /var e habilitou o softupdates?
Boa noite.
Então, softupdate está ativo![2.2.4-RELEASE][admin@fw-svr.softnews.local]/root: mount
/dev/ufsid/55d38824a87b1788 on / (ufs, local)
devfs on /dev (devfs, local)
/dev/ufsid/55d3882628ae207b on /var (ufs, local, soft-updates)
/dev/ufsid/55d38827262e5fb8 on /usr (ufs, local, soft-updates)
/dev/md0 on /var/run (ufs, local)
devfs on /var/dhcpd/dev (devfs, local)A memória está em 6gb pois eu havia lido um artigo de um camarada aqui, que não encontrei para anexar ao senhores então para que seja removido.
Resumidamente o camarada explica que memória cache de ram tem que ser o dobro da ram física do computador…!
Mas enfim, estou alterando agora a quantidade para ter resultados amanhã durante o dia... infelizmente o server está em produção.
Mas agradeço ao senhores pela atenção e o interesse em me ajudar... show de bola !!
Amanhã reporto o resultado dessa modificação.
Obs: Mesmo eu usando o tipo de cache em disco "UFS" a partição /var não utiliza nenhum espaço físico conforme os acessos que minha rede faz para está utilizando o cache realmente em disco. Achei isso estranho também.
Obs2: Bom, nem precisou esperar o servidor rodar.
Isso é normal do pfsense?
-
Estou com o mesmo problema.
Servidor em produção desde a versão 2.1.5
Começou a apresentar o erro na versão 2.2.4
Ja troquei HD e memória e o erro é o mesmo trava de hora em hora por alguns minutos, se esperar ele volta.
No meu caso não esta usando SWAP
-
Estou formatando como última alternativa.
Alterei tamanho do swap para 4gb.
Partições var e usr cada uma com 100gb e softupdates.
Mas isso ta estranho… Ele apresentou agora cedo no top vários processos novamente e travou e não deu mais sinal de vida... Estou instalando versão 2.2.2... Alguma sugestão a respeito de atualizar o pfsense pra 2.2.4?Obs: adicionei outra placa de rede também para eliminar o uso da onboard!! Não sei se resolve mas nível crítico aqui já!!
-
Isso é normal do pfsense?
De form alguma. Isso pode indicar baixa performance de disco ou ainda está relacionado a configuração de 6G de cache em ram.
-
Mas isso ta estranho… Ele apresentou agora cedo no top vários processos novamente e travou e não deu mais sinal de vida... Estou instalando versão 2.2.2... Alguma sugestão a respeito de atualizar o pfsense pra 2.2.4?
Uso a 2.2.4 sem problema. Deixe o cache em disco desabilitado e use somente o cache em RAM. até agora, se eu não estiver enganado, tudo o que postou está relacionado ao squid e portanto qualquer variação entre a 2.2 até 2.2.4 não vai fazer diferença porque é exatamente o mesmo pacote.
-
Mas isso ta estranho… Ele apresentou agora cedo no top vários processos novamente e travou e não deu mais sinal de vida... Estou instalando versão 2.2.2... Alguma sugestão a respeito de atualizar o pfsense pra 2.2.4?
Uso a 2.2.4 sem problema. Deixe o cache em disco desabilitado e use somente o cache em RAM. até agora, se eu não estiver enganado, tudo o que postou está relacionado ao squid e portanto qualquer variação entre a 2.2 até 2.2.4 não vai fazer diferença porque é exatamente o mesmo pacote.
Concordo com você.
Mas fiz a nova instalação.
Em default o pfsense está rodando liso…. load baixo processos baixos... enfim!!
Perfeito.
Vou subir o squid no cara agora para testar o pacote... alguma sugestão ?Partições !!
$ mount
/dev/ufsid/55e59e9a411cad66 on / (ufs, local)
devfs on /dev (devfs, local)
/dev/ufsid/55e59e9cf24599ce on /var (ufs, local, soft-updates)
/dev/ufsid/55e59e9eaa7c7d78 on /usr (ufs, local, soft-updates)
/dev/md0 on /var/run (ufs, local)
devfs on /var/dhcpd/dev (devfs, local) -
alguma sugestão ?
Deixe o cache em disco desabilitado e use somente o cache em RAM.
-
alguma sugestão ?
Deixe o cache em disco desabilitado e use somente o cache em RAM.
Uma duvida que ocorreu…
Varios aliases com domínios e redes consomem processamento afim de prejudicar o server funcionar? -
Uma duvida que ocorreu…
Varios aliases com domínios e redes consomem processamento afim de prejudicar o server funcionar?os Aliases(firewall->alias) não podem ter domínios, só fqdn e ips/redes.
Ao salvar um alias, o pfsense resolve cada um dos hosts(não domínios) que você cadastrou.
-
Uma duvida que ocorreu…
Varios aliases com domínios e redes consomem processamento afim de prejudicar o server funcionar?os Aliases(firewall->alias) não podem ter domínios, só fqdn e ips/redes.
Ao salvar um alias, o pfsense resolve cada um dos hosts(não domínios) que você cadastrou.
Perfeito, fw em testes.
Cache em disco 100mb.
Cache em ram 1024mb(1gb)
-
Conclusão…
Server 100%
Versão 2.2.2
Swap 4gb
Squid sem cache em disco.
Agradeço a todos que gastaram um pouco do seu tempo lendo e tentando me ajudar....
marcosmassa, marcelloc, Tomas Waldow, reinaldo.feitosa... enfim vocês são bacana.
Se precisarem estou a disposição também.
Grande abraço a todos.