[Tutorial] Net/IO Benchmark Throughput (checagem de rede)



  • Longa vida aos senhores!

    Net/IO é um utilitário de benchmark de rede para OS / 2 2.x, Windows, Linux e Unix. Ele mede o rendimento throughput de uma rede através de protocolos TCP e UDP usando vários tamanhos de pacotes diferentes. Para Net/IO  executar um ponto de referência, uma instância tem de ser executado em um computador como um processo servidor, enquanto outra instância é usada em outro computador para executar o benchmark. A partir da versão 1.20, é necessário suporte multi-threading. Enquanto isso não afeta qualquer pessoa que use o programa sob Linux ou BSD, versão DOS não é mais suportada.

    Para instalar Net/IO, navegue até Sistema -> Packages, e desça até netio na lista. Pressione o botão "mais" para iniciar a instalação e, na tela seguinte, clique em "Confirmar" para confirmar a instalação. Net/IO deve concluir a instalação em poucos minutos.

    Uma vez Net/IO instalado, haverá um novo item no menu Diagnostics chamado "netio". Se você navegar até ele, você encontrará duas guias: "Cliente" e "Servidor". A guia "Cliente", apropriadamente, é configurar netio para ser executado como um cliente, enquanto "Servidor" irá permitir-lhe agir como um servidor. Na guia "Cliente" existem duas configurações: "Servidor" (para o endereço IP ou hostname netio irá se conectar a) e "Porta" (para a porta que netio irá se conectar a). Na guia "Servidor", existe apenas um campo: "Port", para especificar a porta netio irá ligar-se a (o padrão é 18767). Pressione o botão "Salvar" na parte inferior para salvar as configurações.

    Se você executar netio como um cliente ou servidor, netio requer outro nó com o qual se conectar. Como resultado, você vai ter que baixar netio (http://www.ars.de/ars/ars.nsf/f24a6a0b94c22d82862566960071bf5a/aa577bc4be573b05c125706d004c75b5/$FILE/netio132.zip), o que você pode fazer a partir do site oficial netio (http://www.ars.de/ars/ars.nsf/docs/netio). O arquivo zip contém o código fonte e os binários para várias plataformas, incluindo Windows, Linux, BSD, OS / 2 e Mac OS X. Selecione o binário certo para a sua plataforma e executar netio a partir do seu sistema de linha de comandos / shell.

    Correndo o risco de afirmar o óbvio, se você estiver executando netio sob pfSense como um servidor, então você quer ser executá-lo sob outro sistema como um cliente e vice-versa. Para testar netio, decidi executá-lo sob pfSense como um servidor (eu mantive a porta padrão e apenas pressionado "Salvar"). No Windows, eu digitei:

    win32-i386 -t 192.168.2.1

    onde win32-i386 é o nome do executável do Windows, -t especifica o protocolo TCP, e 192.168.2.1 é o endereço IP do servidor (pfSense) a. A saída de netio pode ser visto na imagem anexada.

    Um problema com este programa é que parece se você se conectar com um protocolo (por exemplo, TCP), você não pode se conectar ao servidor novamente com outro protocolo (por exemplo, UDP). Se você tentar fazer isso e você receber uma mensagem de "código de erro 10060", tente reiniciar o servidor e, em seguida, tentar uma conexão cliente uma segunda vez.

    Eu mencionei que netio suporta várias plataformas? Esta última imagem mostra o que aconteceu quando eu corri netio sob o Linux em um velho IBM Lenovo M51 rodando Linux Mint 17. A única desvantagem é que o binário para Linux é a versão 1.30 do programa, não a versão mais recente (1,32). Assim, se você quiser a versão mais recente no Linux, você terá que compilá-lo.

    Bom…espero que sirva para alguém, pois também estou testando e nada mais é que uma ferramenta para checar a saúde de sua rede! ;)

    Ps.

    A ferramenta já esta anexada por aqui!.







    netio132.zip