Dúvidas Nat+DNS Dinamico+Failover



  • Bom dia Senhores

    Possuo o PFSENSE instalado na versão 2.2.4:

    Tenho 3 interfaces das quais:
    LAN
    WAN
    WAN2

    A WAN possui IP fixo, a WAN2 é IP Dinâmico e configurei ambos com failover e está funcionando bem, porém necessito acessar externamente e configurei um DNS dinâmico que também funcionou corretamente, meu problema está sendo nas regras NAT, e tenho uma dúvida, após criada a regra NAT (encaminhamento) nas regras WAN eu tenho que definir o Gateway do failover para em caso de queda do link a WAN2 assumir e eu não perder o redirecionamento pelo DNS dinâmico ou automaticamente na NAT isso é definido? Digo de passagem pois eu testei setar nas regras WAN o Gateway do failover e perdi o acesso externo pelo endereço do DNS dinâmico,  porém em ambos os casos o endereço pinga normalmente.
    Na NAT a interface para redirecionamento tem que ser  WAN ou WAN2 e não possui a opção  de colocar o Gateway.

    Resumindo o que quero é usar o DNS dinâmico e em caso de falha de 1 link o outro assume sem a necessidade de informar o novo IP externo, possibilitando o acesso externo normalmente para quem acessa pelo endereço do DNS.

    Espero ter sido claro

    Obrigado..!



  • Bom dia Senhores,

    Consegui sanar minha dúvida fazendo alguns testes, quando se faz um NAT (Encaminhamento) não existe a possibilidade de adicionar um Gateway do failover na regra, o que eu fiz e acabou dando certo foi duplicar a regra só que apontando para a Interface WAN2, quando um Link cair e o outro assumir através do Failover na WAN2 a regra vai fazer o redirecionamento corretamente com o DNS Dinamico.

    Fica a dica para quem tiver a mesma dúvida que a minha.

    Abraços..



  • Bom Dia  vc liberou portas nos dois modens ?



  • Não consegui, resolver com o fail-over, tive que colocar um cliente do noip, em uma maquina para buscar o ip, solucao que me resolveu, agora quando fail-over alterar as wan ele troca o ip automático.