Crianção de Firewall PFSense a partir de Vlans

• Bom dia Galera,

Estou precisando da ajuda de vocês. Queria saber como montar o PFsense a partir de Vlans que sairiam de switch gerenciavel e chegariam na porta LAN do PFsense.

Cenário:

No caso eu teria 4 vlans diferentes no meu switch ( Wan1, Wan2, Lan, IPFixo), estas 4 vlans estariam configuras para sair em modo trunk e chegariam em uma unica interface rede na máquina do PFSense.

1. É possível realizar esta configuração?

2. Também possuo um server de virtualização ESXI, Há possibilidade de montar este cenário em uma máquina virtual?

3. Se for possível, podem me explicar como fazer isso? É a primeira vez que trabalho com PFSense, então, sou meio leigo ainda.

Desde já, meu muito obrigado!

• @alansouza91:

Bom dia Galera,

Estou precisando da ajuda de vocês. Queria saber como montar o PFsense a partir de Vlans que sairiam de switch gerenciavel e chegariam na porta LAN do PFsense.

Cenário:

No caso eu teria 4 vlans diferentes no meu switch ( Wan1, Wan2, Lan, IPFixo), estas 4 vlans estariam configuras para sair em modo trunk e chegariam em uma unica interface rede na máquina do PFSense.

1. É possível realizar esta configuração?

2. Também possuo um server de virtualização ESXI, Há possibilidade de montar este cenário em uma máquina virtual?

3. Se for possível, podem me explicar como fazer isso? É a primeira vez que trabalho com PFSense, então, sou meio leigo ainda.

Desde já, meu muito obrigado!

Para as suas duvidas abaixo as respostas
    1 - SIM
    2 - SIM
    3 - Quando vc esta configurando as interfaces de rede a primeira pergunta que o PFsense lhe faz é;"Do you want to set up VLANS now?" caso vc diga que não neste momento vc poderá faze-lo mais tarde atraves da console ou web mesmo.
    Se vc for fazer pela console web é no menu Interfaces / (assing) na aba VLANS.

• Muito Obrigado, pelas informações!