Acesso lento via NAT reflection
-
Caros, eu tenho o seguinte cenário:
-
Banco de dados configurado na rede local
-
Usuários acessam o banco de dados externamente (via NAT Port Forward) e internamente (pelo IP local do servidor do banco)
Para tornar mais fácil essa configuração, configurei NAT reflection para que todos possam acessar o banco usando apenas o IP externo. Até aí tudo bem, e tudo funciona perfeitamente.
No entanto, notei que o acesso dos computadores da rede local ao banco é lento quando uso o IP externo, mas é rápido quando uso o IP interno (sem passar pelo pfSense). Investiguei o problema e descobri que o modo de NAT Reflection "NAT + Proxy" causa um delay significativo na conexão, enquanto o modo "Pure NAT" não tem esse problema.
Alguém sabe me dizer o porquê dessa diferença?
Eu poderia manter o "Pure NAT" e deixar essa questão de lado, mas eu não consigo garantir que o IP estará definido quando as regras do Firewall forem geradas, então, apesar de estar operacional, o modo "Pure NAT" não é a melhor solução para mim. Num eventual reboot, as regras podem ser criadas antes do servidor ter um IP (que é obtido via PPPoE), e isso pode me causar problemas.
-