Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Problema em fazer regra NAT para porta 3389

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    10 Posts 5 Posters 1.8k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • R
      rodrigovizu
      last edited by

Boa tarde, li diversos casos aqui no fórum e todos apontam para soluções que já tentei e não consegui resolver no pfsense. Sou novo no pfsense, porém tenho conhecimento em iptables e faço tudo via comando, a princípio queria uma ferramenta mais rápida para fazer as regras mas já estou a dois dias batendo cabeça em algo tão simples no linux que realmente não estou entendendo ou não estou enxergando onde posso estar errando. Meu ambiente:
      Instalei em uma máquina com duas placas de rede o pfsense. WAN –-> LP de dados Embratel LAN ---> Rede Interna.
      Atribui corretamente os ips, realizei os testes de ping, tudo funcionando, inclusive fiz a regra de liberar pacotes ICMP para testar a comunicação. Até então blz.
      Fui fazer um NAT, o primeiro e único :
      Interface: WAN
      Destino: WAN Address
      Porta destino: 3389
      Redirecionar para ip: 192.168.10.1
      Porta de destino: 3389

Reflexão NAT: <aqui já="" deixei="" como="" default,="" coloquei="" nat="" +="" proxy="" e="" puro="">sem sucesso
      Associação de regra: Deixei para adicionar uma regra de filtro associada.

A regra de pass foi criada o NAT deveria estar funcionando mas não vai. Tentei diversas vezes e talvez eu esteja esquecendo alguma coisa mas já olhei e refiz a regra várias vezes e não tem mais onde mexer.

Aguardo uma ajuda. Obrigado!</aqui>

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • L
        LFCavalcanti
        last edited by

Seja bem vindo!

Seu problema me parece ser topologia… não está claro se o Gateway da sua rede é o pfSense ou o Router da Embratel.

PRa dar certo teria que ficar:

EMBRATEL--->(WAN)pfSense(LAN)--->Rede Interna

Você precisa de um IP Válido na porta WAN do pfSense ou que a Embratel faça um DMZ pra você.

–

Luiz Fernando Cavalcanti
        IT Manager
        Arriviera Technology Group

• R
          rodrigovizu
          last edited by

Obrigado pelo rápido atendimento Luiz. A topologia é exatamente essa, Roteador embratel <–---- WAN PFSENSE <-------> LAN Interna. Na Wan tenho um IP Válido no qual consegui pingar de outro link VIVO que tenho na empresa. Também consegui validar através do traceroute a saída até a chegada.

• R
            rodrigovizu
            last edited by

Segue a captura no pfsense:

Em anexo a imagem da captura feita através do pfsense onde o final 113 é meu roteador embratel, final 114 é a placa wan do pfsense, e 106 é meu link vivo utilizado para tentar acessar o ip 192.168.1.118 TS através da wan 114. Nota-se que no anexo pfsense2.JPG que é a captura da placa WAN as requisições estão sendo repassadas, porém não há retorno.

pfsense2.JPG
            pfsense2.JPG_thumb
            pfsense.JPG
            pfsense.JPG_thumb

• C
              chipbr
              last edited by

pode ser que o problema não esteja no pfsense e nem na regra, e sim no windows server, já verificou isso?

desativa completamente o firewall do windows, só para testar… se funcionar, vc sabe que é o firewall do win que está bloqueando... dai vc precisa rever as regras...

também verifique se o gateway desse micro windows que irá receber o WTS está apontando para o IP LAN do pfsense.

• J
                jonataaraujo
                last edited by

No tcpdump, notasse que o equipamento não retorna na porta 3389. Desabilita o firewall do S.O e veja se irá funcionar.

• R
                  rodrigovizu
                  last edited by

chipbr, vc observou bem obrigado. Utilizava outro gateway nesse servidor, mudando para lan do pfsense deu certo. A dúvida agora é que estou em ambiente de teste no momento mas, no dia a dia não poderia mudar o gateway desse servidor.

• C
                    chipbr
                    last edited by

se vc não pode mudar o gateway do windows, então terá que fazer uma rota manual nele apontando para o pfsense

• S
                      souzafabricio
                      last edited by

@LFCavalcanti:

Seja bem vindo!

Seu problema me parece ser topologia… não está claro se o Gateway da sua rede é o pfSense ou o Router da Embratel.

PRa dar certo teria que ficar:

EMBRATEL--->(WAN)pfSense(LAN)--->Rede Interna

Você precisa de um IP Válido na porta WAN do pfSense ou que a Embratel faça um DMZ pra você.

Se o IP válido não estiver na porta WAN do PFSense não irá funcionar??

• C
                        chipbr
                        last edited by

exatamente

ou vc tem que fazer um NAT (ou um DMZ) do outro roteador para o pfsense e então fazer novamente o NAT dele para o servidor

• First post
                          Last post
                        Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.