Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Conf de rede

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    5 Posts 3 Posters 699 Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • P
      pedrootero
      last edited by

Boa noite pessoal!

Estou precisando de uma ajuda com uma conf.

Tenho LAN com mais de 254 hosts, desta maneira a máscara /24 não me atende. Sendo assim configurei a interface da minha LAN e o DHCP com a máscara /22, desta maneira terei endereços para hosts de 192.168.0.1 até 192.168.3.254. Pois bem realmente funcionou e consegui liberar IP para toda essa quantidade de hosts. Porém  o host que esta configurado com o IP 192.168.0.200 não enxerga o host com endereço 192.168.1.200 e nem o 192.168.2.200 e 192.168.3.200.

O que devo fazer para que todas os hosts da LAN se comuniquem? Rota estática dentro da mesma LAN??? Como resolver isto?

Obrigado

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • T
        tomaswaldow
        last edited by

Porque não usa uma rede 172 (/16)? Não é mais simples?

Tomas @ 2W Consultoria

• P
          pedrootero
          last edited by

Isso resolveria o problema, de todas os hosts clientes da LAN se comunicarem? Se sim,  pq?
          Não sei se estou certo, mas passando para um /16 não aumentaria muito o tráfego de broadcast podendo causar lentidão na rede?

• W
            WILLINUX
            last edited by

Uma pergunta, a mascara de subrede estão iguais para todas sub redes?

• P
              pedrootero
              last edited by

sim todos estão com mascara 255.255.252.0.
              Mas pelo que vi a rede só enxerga o último octeto então não tem como usar essa mascara /22 e fazer todos os hosts se comunicarem. Teria que usar o /16(255.255.0.0) mesmo.

O problema que isto aumentaria muito o trafego de broadcast da rede. Precisaria encontrar uma forma de minimizar este impacto.

• First post
                Last post
              Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.