ERP lento via VPN (Open VPN)



  • Boa noite,

    alguém já passou por algo parecido e pode me ajudar?

    Cenário:

    Link dedicado de 20/20 na matriz e 3/3 na filial ambos fibra óptica com conversor de mídia ligados via RJ45 no Pfsense da mesma operadora, (Copel). Neste cenário o sistema vai que é uma beleza.

    Problema:

    Recentemente instalamos outro link de 100/100 na filial, não é dedicado, neste link o sistema fica lento, acompanhando o trafego na interfaces quando esta usando o sistema não passa de 200 kbps porem se transfiro um arquivo passando pela VPN o mesmo vai dar gargalo no meu link de 20 da matriz e no sistema a coisa não anda  :o alguém pode me da uma luz, mando arquivo e recebo arquivo a 20 mb.



  • Qual a latência dentro do tunel?



  • verifique as opções de criptografia, opte por AES 128
    verifique se seu hardware possue recursos de aceleração,

    mas antes disso, qual o ERP usado? Alguns ERP como o SAP BS1 não funciona muito bem via VPN



  • Boa tarde santeLLo, 20 ms sem perca de pacote.

    Boa tarde marcos massa, já estou em 128 e não uso aceleração de criptografia, o sistema é bem especifico para nossa empresa, o engraçado que ele vai bem no link de 3 mb quando mudo a vpn para o link de 100 fica bem lento só que as transferência de arquivo vão rápidas, transfiro a velocidade de 2 mb por segundo por causa do link da matriz de 20 mb (isso enviado arquivo da rede da matriz para filial e vice e versa), não sei mais o que testar.  :o Quem tiver alguma ideia agradeço.

    Obrigado

    Att



  • Pode ser algo relacionado à fragmentação de pacotes, da uma pesquisada sobre MTU na interface.



  • Qual o ERP?

    Isso pode ser desde fragmentação de pacotes até Traffic Shaping na operadora… VIVO e GVT adoram fazer isso.



  • Boa tarde Lfcavalcante,

    me corrija se eu estiver errado, mas dentro do túnel não é tudo criptografado? Como eles iriam fazer Traffic Shaping das informações que correm somente no ERP, teriam que afetar toda conexão não seria? Se sim, digo isso por que se transferir um arquivo pelo túnel a velocidade é normal, ou seja vou ter gargalo no meu link de 20. A operadora que uso é a Copel aqui do paraná eles não atuam fora do estado, e o ERP é especifico para nossa empresa não é conhecido.

    Alguém sabe me dizer como descobri o MTU usado na transferência do pacote, se isso é possível ter variações durante a transferência dos dados via VPN.

    desde já grato pelo apoio

    Att


Log in to reply