2 lan 1 wan problema

• ola pessoal acompanho o pfsense a uns 2 anos mas é minha primeira postagem no forum
    tenho um problema relativamente simples (creio eu)

pfsense 1

tenho um pfsense na empresa com as seguintes informaçoes

Dhcp Server: no (utilizo um windows server com ad para gerenciar isso)

WAN: XXX.XXX.XXX.XXX  internet
    LAN: 10.10.1.1              rede local
    opt1: XXX.XXX.XXX.XXX  internet
    opt2: 192.168.25.1        rede que interliga wan(pfsense2)

e tenho um outro pfsense no outro galpao da empresa

pfsense 2

DHcp: sim

WAN: 192.168.25.28  rede que interliga a opt2(pfsense1)
    lan: 192.168.0.1          rede local

preciso interligar as 2 empresas por meio deste cabo fisico que fica entre elas para que as maquinas do pfsense 2 consiga enchergar nomes das maquinas do pfsense 1
    e pingar etc fazer tudo, isto esta pendente para que um sistema erp consiga funcionar com normalidade pois depende de pastas compartilhadas.

aguardo resposta e estou a disposição para quaisquer duvida que tenham, desde já agradeço

:) :) :) :)

• Poderia explicar a necessidade do pfsense no galpão 2 já que existe cabeamento LAN até o ponto? Ajudaria na solução.

• existe um cabo de internet la dedicado apenas para esse galpao também ou seja queria manter 2 pfsense  com 2 internets que ja estao instaladas em galpoes diferentes mas com a mesma rede

• atualizando >

pfsense 1

tenho um pfsense na empresa com as seguintes informaçoes

Dhcp Server: no (utilizo um windows server com ad para gerenciar isso)

WAN: XXX.XXX.XXX.XXX  internet
    LAN: 10.10.1.1              rede local

e tenho um outro pfsense no outro galpao da empresa

pfsense 2

WAN: 10.10.1.12  rede que interliga a lan(pfsense1)

assim consegui estabelecer a ligação consigo pingar e fazer outras coisas mas nao consigo resolver DNS  por exemplo
    ip de um servidor de dados é 10.10.1.25 e o seu nome é dados25
    eu consigo acessar ele pelo \10.10.1.25 mas nao pelo \dados25

alguem tiver alguma dica de como atualizar isso agradeço
    dependo desse dns para que ele faça  a leitura do banco de dados.

• Configure o pfsense 2 para usar o Windows Server como DNS Server.

• @Raid0:

Configure o pfsense 2 para usar o Windows Server como DNS Server.

Se o problema for apenas DNS utilize o servidor dns nos dois pfsense que vai resolver.

• @Reinaldo:

@Raid0:

Configure o pfsense 2 para usar o Windows Server como DNS Server.

Se o problema for apenas DNS utilize o servidor dns nos dois pfsense que vai resolver.

tipo entao vamos la, eu vou no pfsense 2
    System> General Setup>
    vou colocar na lista de dns o seguinte IP 10.10.1.2  que é meu servidor de DNS,DHCP e AD correto? e colocar como gateway padrao a minha WAN
    que esta com o ip estatico 10.10.1.12. esta correto ?

preciso fazer alguma static router ou criar firewall rules?

:o :o

• @narakao:

consigo acessar ele pelo \10.10.1.25 mas nao pelo \dados25

Como afirmaste que na rede LAN do pfsense 2 tu consegue acessar os hosts da rede LAN do pfsense 1, acredito que não será necessário criar rotas.

O melhor teste que pode fazer é configurar manualmente uma estação na rede LAN do pfsense 2 para usar o DNS do Windows Server e testar o acesso por nome ao invés de endereço ip.

@narakao:

pfsense 2

Como a interface WAN já tem um ip 10.10.1.12/24 não será necessário criar rota alguma, apenas mantenha o default gateway que sai pela interface OPT1.

• @Raid0:

@narakao:

consigo acessar ele pelo \10.10.1.25 mas nao pelo \dados25

Como afirmaste que na rede LAN do pfsense 2 tu consegue acessar os hosts da rede LAN do pfsense 1, acredito que não será necessário criar rotas.

O melhor teste que pode fazer é configurar manualmente uma estação na rede LAN do pfsense 2 para usar o DNS do Windows Server e testar o acesso por nome ao invés de endereço ip.

@narakao:

pfsense 2

Como a interface WAN já tem um ip 10.10.1.12/24 não será necessário criar rota alguma, apenas mantenha o default gateway que sai pela interface OPT1.

configurei o dns estatico de uma maquina estação do pfsense 2 e continuo sem acesso ao dns do server 10.10.1.2.
    consigo acessar via \10.10.1.2 mas nao consigo dar \serverdados2

• Use o nslookup na estação Windows para testar se o Servidor não está bloqueando a consulta por se originar em um range que é diferente do dele.
    Existe alguma regra nos pfSenses 1 e 2 que permite todo o tráfego entre as duas redes?
    Acho que era bom que as duas redes tivessem o mesmo sufixo dns.

• bem, eu consegui resolver o problema em conjunto a empresa de ERP. eles adicionaram no server sql o caminho para aceitar via ip e nao só via DNS

mas.. caso queiram continuar estou aqui pronto para continuar os testes.. vou enviar o print das regras logo abaixo.

Log in to reply