Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Monitorar tráfico da rede

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    5 Posts 5 Posters 1.2k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • W
      wincyrj
      last edited by

Estou precisando de uma ajuda. Sou novo no pfsense gostaria de que voces pudessem me dizer como eu faço para monitorar uma rede,ela esta sendo invadida e estao enviando impressoes pra impressora dizendo:
      "kkkkk voltei" exemplo. Teria como eu saber como que eu faço para descobrir qual IP que esta enviando isso para impressora?

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • C
        chipbr
        last edited by

o pfsense é o gateway da sua rede?

como estão acessando sua impressora? você publicou elas pra internet com NAT? aberto pra geral?

• L
          LFCavalcanti
          last edited by

1 - Se o pfSense é o Gateway, você pode capturar pacotes pelo Diagnostics > Capture, mas… vai verificar o trafego que passa pelo pfSense, caso o acesso seja externo.
          2 - O acesso de fora a rede está controlado? Tem acesso remoto a servidores?
          3 - São impressoras de rede?
          4 - Computadores estão limpos de vírus?

Sinceramente, isso está muito com cara de usuário tentando te ferrar.

–

Luiz Fernando Cavalcanti
          IT Manager
          Arriviera Technology Group

• R
            rafaelss
            last edited by

Também acho.
            Se todo o trafego de internet da sua rede passa obrigatoriamente pelo pfSense, pra alguém imprimir de fora precisaria ter uma regra liberando a porta 9100 pro IP interno da impressora por exemplo.
            Se não tem regra, ou a brincadeira rola de dentro ou você deixou recurso de impressão wireless da sua impressora aberto e ativo.

• B
              brainner
              last edited by

Tambem acho que é usuario mesmo, pra ficar mais fácil pra fazer baixe o PAPERCUT e coloque pra monitorar suas impressoras lá vai te mostrar de onde está vindo a impressão, também tem como monitorar pelo tcpdump via ssh, só que eu acho que e um pouco mais canceira.

• First post
                Last post
              Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.