Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Consumo de Banda

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    5 Posts 5 Posters 1.0k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • J
      jdgrieco
      last edited by

Temos uma conexão de 50/20 Mbps para servir 15 micros e com frequência os usuários estão reclamando de lentidão.

O pfSense está configurado com Squid/Squidguard não transparente com bloqueio a redes sociais e outros

Nesses momentos o gráfico de banda da conexão com a internet mostra que a entrada está em torno de 50 Mbps.

Em compensação o gráfico da lan mostra um "consumo" bem menor

O que me leva a concluir que o próprio pfSense está "tomando" toda a banda, estou certo?

Instalei diversas ferramentas para monitorar a banda (ntop, bandwidthd, pftop) mas não estou conseguido descobrir quem está causando isso.

Para testar desativei o cache do squid mas não resolveu

Alguém já se deparou com problema parecido?

Alguma sugestão?

Grato a todos

ScreenShot002.jpg
      ScreenShot002.jpg_thumb

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • ?
        Guest
        last edited by

Você pode dar uma olhada no pfTop para ver se consegue mais informações sobre isso, nunva vi isso ocorrer por aqui antes.
        Ele deve indicar os IPs e portas em uso…

Diagnostics > pfTop

• W
          wesmp3
          last edited by

Verifica se a opção de fazer cache de youtube, windows update tá ativo no proxy server.. se tiver desativa…

• M
            mateus0032
            last edited by

Esse consumo é direto no link pode ser algum pacote no pfsense como proxy + antivirus ou algo do tipo…

• R
              Raid0
              last edited by

O cache de atualizações do windows está ativado no Squid?
              Já aconteceu isso comigo e era o proxy baixando os pacotes para atualização do windows 7 para o windows 10 e eu tinha o cache de windows update ativado no proxy.

Verifique em: Services -> Squid Proxy Server -> Local Cache -> Dynamic and Update Content

• First post
                Last post
              Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.