Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Problema de velocidade com FreeNas

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    3 Posts 3 Posters 654 Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • V
      v1t0r
      last edited by

Boa tarde.
      Hoje acabai de montar um servidor FreeNas e estou com problemas para atingir a velocidade máxima do mesmo através do pfsense, que fica por 490Mbps e quando ligado directamente a um pc atinge +900Mbps.
      O que leva a querer que o tráfego esta a ser bloqueado pelo pfsense.
      Agradeço o apoio!

A minha pfsense esta equipada com uma placa de rede intel PRO/1000 PT Quad Port e tenho varias subnet's, o FreeNas fica na subnet 192.168.3.0 e as maquinas que podem aceder ficam na subnet 192.168.1.0.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • R
        Raid0
        last edited by

Boa tarde.

Se tua suspeita é de que algum tipo de tráfego é bloqueado entre as máquinas, podes tirar esta dúvida olhando nos logs do firewall em Status -> System Logs -> Firewall e especificar o ip da estação e do FreeNAS um como source ip address e outro como destination ip address.

Outra opção para diagnóstico é usar o iperf nos três hosts (pfSense / FreeNAS / estação).
        Documentação iperf = https://doc.pfsense.org/index.php/Iperf_package
        Tem alguns vídeos no youtube também ensinando como utilizar esta ferramenta.

Abraço.

• L
          LFCavalcanti
          last edited by

@v1t0r:

Boa tarde.
          Hoje acabai de montar um servidor FreeNas e estou com problemas para atingir a velocidade máxima do mesmo através do pfsense, que fica por 490Mbps e quando ligado directamente a um pc atinge +900Mbps.
          O que leva a querer que o tráfego esta a ser bloqueado pelo pfsense.
          Agradeço o apoio!

A minha pfsense esta equipada com uma placa de rede intel PRO/1000 PT Quad Port e tenho varias subnet's, o FreeNas fica na subnet 192.168.3.0 e as maquinas que podem aceder ficam na subnet 192.168.1.0.

Olá!

Você não mencionou qual a placa mãe e processador do servidor pfSense.

Por digo isso?

Você mencionou a placa de rede, então todos as interfaces estão na mesma? Se sim, lembre-se de que há buffer e barramento compartilhado entre as portas. Digamos que a placa seja PCI-E 8x e o barramento seja suficiente, pode ainda haver gargalo de processador.

A ESF recomenda esse Hardware para essa quantidade de banda: https://store.pfsense.org/XG-1540/

Compare com o seu servidor.

–

Luiz Fernando Cavalcanti
          IT Manager
          Arriviera Technology Group

• First post
            Last post
          Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.