Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Squid só volta a funcionar depois que reinicia servidor físico

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    10 Posts 3 Posters 1.1k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • A
      antares-sp
      last edited by

Pessoal, bom dia.
      Implantei o pfsense 2.2.5 na empresa onde trabalho no Vmware Player virtualizado para 15 funcionários. Nesta mesma empresa roda um windows server small business com domínio, dns. Estou usando squid autenticado no próprio squid, ele funciona perfeito um dia no outro ele gera um erro de "URL não pode ser recuperada" e outro dizendo "no dns records". Deixo padrão como veio no PFSense, um dns de número 192.198.154.10 (gerado por ele mesmo) e outro 127.0.0.1. Problema todo é que tenho que reiniciar o servidor físico depois desse tempo para normalizar. Alguém sabe o que houve? Obrigado.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • A
        antares-sp
        last edited by

Alguma sugestão pessoal?

• T
          tomaswaldow
          last edited by

Olha, usar o VMPlayer não sei se é uma boa idéia, pois um firewall é sensivel, tem que ver se não tem nenhum problema no sistema que está hospedando o VMPlayer. Não tem nenhum hardware fisico basico a disposição, um dual core com 2gb de ram?

Tomas @ 2W Consultoria

• A
            antares-sp
            last edited by

Então Tomas. Dentro do hack não cabe mais nenhum computador físico. Preferi a VM por causa da facilidade. Esses 15 usuários só abrem páginas básicas. Não fazem download e nada. Montei uma VM quad core com 4 GB de Ram. Deixei 2 GB só pra cache na RAM. O pior de tudo é que já vi outras pessoas com este problema usando máquina física em outros foruns e ninguém relatou resolução. Funciona perfeito na VM, super rápido um dia e meio. Na outra metade ele pare de ler as páginas e da time out. Só volta se reinicio a máquina física. Não sei se é algo relacionado a firewall, já que deixei as regras que veio no PFsense. Agora adicionei a porta 53 de DNS nele. Vamos ver o que vai dar. Valeu!

• T
              tomaswaldow
              last edited by

Precisaria analisar ele quando o problema ocorre, difícil de opinar.

Tomas @ 2W Consultoria

• A
                antares-sp
                last edited by

Qual log eu teria que ver? O do Squid? Não sei se o Pfsense guarda um log específico de DNS, já que suspeito dele. Já coloquei o do Google, 8.8.8.8 e do opendns e o do AD. Olhei todos e não disse nada a respeito.

• T
                  tomaswaldow
                  last edited by

Seria o system logs. No momento que não está navegando, para ver se o squid parou ou algo do tipo.

Tomas @ 2W Consultoria

• J
                    jvicente
                    last edited by

Fio… vc não tem nenhum hypervisor no teu ambiente porque vmware player pra mim é que nem utilizar virtualpc, apenas para aprendizado, mas vamos ao que interessa.

Primeiro... vc já analisou os logs do sistema operacional deste servidor fisico, já que vc precisa reinicia-lo sempre quando isso ocorre?
                    Como não estou visualizando os logs e pela minha experiência isso ai é problema esta parecendo com problema de drivers.

Segundo... aplique todas as atualizações disponiveis no SO do servidor.

terceiro... atualize os drivers dos dispositivos deste servidor principalmente os de rede.

quarto... já que esta utilizando o vmware player verifique se não tem uma versão mais nova para que vc esteja utilizando.

Obs.: Já tive problemas com o pfsense em ambientes virtualizados parecido com estes e até mesmo em servidores físicos da HP... as benditas placas de rede da HP simplesmente pararem do responder e só voltando após shutdown do servidor.

• A
                      antares-sp
                      last edited by

Olhei nos logs e hoje mesmo apresentou o problema. As páginas ficam extremamente lenta para abrir e da erro de time out. Todos os serviços ficam normalmente funcionando. Se vou em dns lookup e não resolve nomes, mas se dou um ping para o servidor físico está tudo normal. O erro que apareceu é esse: php-fpm[61462]: /rc.filter_configure_sync: [squid] Installed but disabled. Not installing 'pfearly' rules. Vocês tem mais alguma sugestão? Obrigado.

• J
                        jvicente
                        last edited by

no seu pfsense vc instalou o Open-VM-Tools, caso não tenha feito faça.

• First post
                          Last post
                        Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.