Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Captive portal apenas navegação ou uma determinada porta

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    10 Posts 3 Posters 1.4k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • X
      xtjoras
      last edited by

Bom dia pessoal, tudo bem? Sou novato no pfsense, já consegui fazer ele funcionar tranquilamente, ative o captive,  já integrei com o AD, tudo 100%, funcionando. Minha dúvida é, tem alguma maneira de deixar o captive interferindo apenas na navegação? Deixar liberado para os usuarios entrarem no ftp ou no outlook sem que ele precise entrar no navegador para fazer a autenticação? Já tentei liberar as portas no firewall, mas se o captive estiver ativo ele não consegue. Alguém tem alguma dica?

Obrigado..

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • A
        andr3.ribeiro
        last edited by

No caso de ser apenas para alguns:
        Na aba MAC no cadastro da zona Captive Portal, vc adiciona os Mac adress permitidos sem altenticação, lá esses MAC Address irão se conectar e não vao ser interrompidos por autenticação nenhuma. Assim como se diz na nota, no rodapé da página:

Nota:
        Adding MAC addresses as 'pass' MACs allows them access through the captive portal automatically without being taken to the portal page.

Lembre-se que esses MACs conectados, nao aparecem na página de status, nen no widget. Somente os interceptados por autenticação aparecem.

No caso de ser para TODOS que se conectarem:
        No cadastro da zona Captive Portal tem a sessão "Autentication" onde vc marca se quer usar Login/Voucher Freeradius ou No Autentication.
        Marcando "No Autentication" nenhuma autenticação será solicitada e toda nova conexão de cliente será registrada e liberada automaticamente.
        Nesse caso, nao vejo muitas vantagens em usar Captive Portal, mas cada caso é um caso….

• X
          xtjoras
          last edited by

Obrigado pelo retorno.
          Mas o que eu realmente queria é que ao tentar navegar, usando browser, fosse solicitado a autenticação, eu só não queria que solicitasse para determinados aplicativos, portas. tem como?

• A
            andr3.ribeiro
            last edited by

Reli sua pergunta e agora entendi certinho.

Bom, não sei mesmo se tem como ou não.
            Vou acompanhar aqui pra ver se alguém sabe, a informação pode ser útil um dia.

• T
              tomaswaldow
              last edited by

Captive Portal é para não permitir nenhuma conexão, não tem como você separar por tipo de trafego.

Tomas @ 2W Consultoria

• A
                andr3.ribeiro
                last edited by

Pensando bem…...
                Porque vc nao deixa o faz com squid autenticado???
                O Wifi ficaria livre e só a navegação exigiria autenticação!

• X
                  xtjoras
                  last edited by

Na verdade …eu já até configurei o squid com autenticação no ad, eu só queria aproveitar a tela de login do captive, iria substituir por um tutorial explicando para os usuarios de fora do dominio como configurar o proxy.
                  Assim quando alguém tentasse navegar sem o proxy, seria exibido o tutorial, fornecido pelo captive, sei q é gambiarra, já desisti. Tentei dessa forma porque não consegui fazer no pfsense redirecionasse as tentativas de navegação para um minisite. Já tenho hoje em um servidor bem desatualizado, um squid com autenticação e com o iptables eu fiz q todo mundo q tentasse navegar sem proxy eu redirecionava para um servidor iis, exibindo o tutorial:

iptables -t nat -A PREROUTING -p tcp -s 172.16.0.0/24 --dport 80 -j DNAT --to-destination 172.16.0.2:81

Não sei como fazer isso no pfsense, tentei nas configurações firewall/nat mas não rolou, devo ter feito algo errado. Se alguém tiver uma dica.

• T
                    tomaswaldow
                    last edited by

Você pode entregar as configurações de proxy automaticamente por WPAD e tratar no Squid a autenticação e não usar proxy transparente.

Tomas @ 2W Consultoria

• X
                      xtjoras
                      last edited by

Sim eu já uso wpad, mas em certas configurações ou dispositivos, como android, não rola. então fiz um html com javascrit que identifica o tipo de dispositivo e/ou navegador e ja abre um tutorial de como ele deve configurar o proxy. Só preciso saber como redirecionar.

• T
                        tomaswaldow
                        last edited by

Só configurar manualmente o proxy nas configurações avançadas da conexão nos dispositivos móveis que funciona.

Tomas @ 2W Consultoria

• First post
                          Last post
                        Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.