Problema com "Redirect Mode"



  • Olá Pessoal

    Me chamo Fabio, sou novo aqui no fórum…
    Estou com  problema com o pfsense + squid3 + squidguard

    no meu ambiente de testes estou bloqueando o site da UOL e em "Redirect Mode" do squidguard estou colocando "ext url move" ou "ext url redirect" e no campo "Redirect" coloco a URL do site do IG ou seja, toda vez que entrar no site da UOL o usuário será redirecionado para o site do IG, porem isso não acontece, o site é bloqueado mas na url do navegador aparece o site do IG com o IP do usuário na frente "http://ig.com.br%20192.168.10.5/-%20-%20GET" e o usuário não é redirecionado, na opção "int error page" acontece algo semelhante como mostra na imagem abaixo.

    Pesquisei muito mas não achei nenhuma solução para isso, alguém saberia me dizer o que estou fazendo de errado ?
    E por ultimo.. toda vez que mudo uma regra no squidguard eu tenho que limpar o cache do navegador para essa regra entrar em vigor… tem algo que eu poderia fazer para melhorar isso ??

    Att.



  • Poxa….

    Ninguem ???  :'(



  • Sempre  utilizei esse recurso, mas a algumas atualizações passadas já não funciona mais, estou também quebrando a cabeça para uma solução.

    vou acompanhar o tópico.



  • Fabio, a imagem que você passou está correta, esse é o comportamento para bloqueio do squidGuard quando você escolhe a opção: "int error page".

    Sobre redirecionar, tem que ver se não é site https, pois não ira redirecionar ou mostrar tela de bloqueio sem fazer interceptação SSL.

    Particularmente não vejo vantagem em usar redirecionamento.



  • Bom dia Tomas Waldow,
    não é site https, como descrevi acima estou usando sites da uol e ig como testes, esse comportamento aparentemente não é normal não pois em videos e tutorias espalhados na internet aquela linha "URL" onde estaria o site que foi proibido e apresentaria a url exata ou seja ficaria assim –> "URL: http://uol.com.br/" e não assim "URL: http://uol.com.br/192.168.10.5/--GET" como apresenta na imagem e é esse erro que causa a falha no redirecionamento, pois o site "http://ig.com.br%20192.168.10.5/-%20-%20GET" não existe, correto ???

    Sobre a limpeza do cache do navegador apos mudanças das regras do squidguard, alguém tem alguma solução de melhoria ?



  • Certo, então faça um backup do arquivo sgerror.php que está em /usr/local/www,
    edite o arquivo (gosto de usar o winscp, acho mais rapido) e procure a linha:

    if ($cl['u'])        $str[] = " **URL:** {$cl['u']} 
    ";
    

    e substitua por:

    if ($cl['u'])        { $str[] = " **URL:** ".preg_replace("/({$cl['a']}|{$cl['i']}).--GET/","",$cl['u'])."
    "; };
    

    Veja se resolve. Isso vai remover o que está depois do "/"

    Com relação ao cache pra mim basta fazer Ctrl + F5, veja se ajuda.



  • Também estou enfrentando esse mesmo problema, mesmo colocando como int error page ele fica redirecionando para o IP do host conforme anexo.

    ![Screenshot from 2016-02-22 15:40:42.png](/public/imported_attachments/1/Screenshot from 2016-02-22 15:40:42.png)
    ![Screenshot from 2016-02-22 15:40:42.png_thumb](/public/imported_attachments/1/Screenshot from 2016-02-22 15:40:42.png_thumb)



  • Resolvi colocando uma ? no fim do endereço do redirecionamento. Exemplo: http://x.x.x.x/block.html? (x.x.x.x é o endereço do meu server interno com a pagina de erro).



  • @andersons:

    Resolvi colocando uma ? no fim do endereço do redirecionamento. Exemplo: http://x.x.x.x/block.html? (x.x.x.x é o endereço do meu server interno com a pagina de erro).

    putz, mas nesse caso não resolve 100% pq continua enviando o endereço IP, mas pelo menos apresenta a tela de bloqueio.



  • Bom, se você quiser redirecionar todas as páginas que estiver na lista de bloqueio para uma página espeficia na web (tipo google) poderia alterar diretamente no html do squid.