Receitanet x PFSense



  • Gostaria de saber como configuro o receitanet no pfsense, achei esse artigo aqui http://idg.receita.fazenda.gov.br/aplicativos/receitanet/perguntas-e-respostas/qual-a-configuracao-do-proxy-e-firewall-para-transmissao-pelo-receitanet, mas não ajudou muito.
    Estou usando:
    pfsense 2.2.6
    squid 3
    sem regra de firewall



  • por qual problema vc está passando?



  • Bom… vou tentar lhe explicar de uma forma bem generica...

    1 - Crie um Alias para IP com a faixa de IP da Receita Federal (161.148.x.x , 189.9.71.x e 200.198.239.x), já vi pessoas que pelo falta de conhecimento sobre TCP/IP colocaram assim e nao sabiam porque a regra nao funcionava, entao vamos lá vc irá precisar com esses RANGE (161.148.0.0/16 , 189.9.71.0/24 e 200.198.239.0/24).

    Como chegar: Menu Firewall/ Alias, na aba IP vc cria a regra com a nomenclatura que vc achar melhor, pois eu geralmente crio IP_SERVICODESTINADO ai vc adiciona o Range, clica no icone com o simbolo de + para adicionar um nova e adiciona um novo RANGE até satisfazer sua necessidade.

    2 - Criar um Alias para as Portas do Serviços da Receita.
    como vc ja esta na area para criação de aliases, basta vc clicar na aba Ports, clique no + para criar um alias, siga os mesmo passo do item anterior.

    3 - Agora vc cria a regra para a sua rede, para isso acesse o menu Firewall / Rules e acesse a aba referente a sua LAN. Crie uma regra onde no Campo Source em type vc pode selecionar LAN net e em Destination no campo type selecione single host or alias e no campo Address coloque o nome do Alias que criado com os Ranges IP da Receita Federal ou outro serviço.

    4 - Destination port Range, siga o mesmo processo do item 3 porem no campo address vc irá colocar o nome do Alias criado para a ou as portas do Serviço desejado.

    Caso tenha regras de failover selecione no campo Gateway, salve a regra, de um apply changes e teste o software desejado. Caso tenha ficado com alguma duvida avise ai...



  • Se quiser deixar mais específico deixa apenas as portas 3456, 3443, 80, 443;


Log in to reply