Dúvida DHCP
-
Boa tarde,
Senhores como eu faço para desinstalar ou desativar o serviço de DHCP do Pfesense ?
Tem como fazer pelo interface grafica e como que faz ?
Se fazer pelo prompt via SSH, como fazer e não perder configuração de placa de rede?Obrigado
-
Serviços -> Servidor DHCP -> aba da interface que se quer desabilitar -> desmarca a opção "Habilitar servidor DHCP na interface"
-
-
a imagem nao abriu, mas pelo que da pra ver, seu serviço está parado
se quiser fazer por SSH:
# /usr/local/etc/rc.d/isc-dhcpd stop
Isso parará o DHCP enquanto o servidor estiver ligado
Para desativa-lo permanentemente:ee /etc/rc.conf
e troque a linha:
dhcpd_enable="YES"
para
dhcpd_enable="NO"
-
Varios tipos de alteração em arquivos de configuração serão perdidos quando reiniciar o pfSense, pois as configurações são recriadas no boot tendo como base o arquivo XML onde estão todas as configurações.
Não vejo sentido em usar shell em lugar da interface grafica, só em casos onde é realmente necessário. -
desculpa
-
-
Então, estou com um pé atrás de fazer pelo ssh, pois estou com medo de perder a conexão com o servidor depois de reiniciar o pfsense, pois esse pfsense esta em outra cidade, se perder as configuração de wan e lan, a empresa ficara sem internet por um bom tempo até colocar outro roteador reserva.
-
Toda alteração que vc faz pela webgui já é salva nas configurações do pfsense, agora se vc quer desativar o DHCP atraves da webgui basta acessar o menu Services / DHCP Server e desabilitar a opção enable DHCP server on (nome da interface), apos salve no rodapé e apply caso seja solicitado.
-
Único problema é que quando vou nessa tela que você falou, não me parece essas opção.
Fica igual a imagem que mandei no post acima -
Alguém ??? :-\
-
Alguém ??? :-\
Você não consegue desabilitar o serviço pela interface Web? Confesso que estou confuso em qual ser o problema.