Tutorial - VPN Site-to-Site com o pfSense e OpenVPN
-
Olá pessoal, meu nome é Milton Araújo e sou novo no pedaço ;D.
Conheci o pfSense e desde então tive a vontade de compartilhar o conhecimento que adquiri tanto na comunidade do pfSense quanto no Youtube. Então quero dar meus cumprimentos com o meu primeiro vídeo que estarei tratando sobre a configuração de uma VPN do tipo Site-to-Site com o pfSense e OpenVPN, espero que gostem. Forte abraço!
Segue a URL do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=bFgnCsGD-PM
-
Parabéns Milton, são usuários assim que fazem nossa comunidade crescer cada vez mais. Continue sempre que possível contribuindo.
-
Obrigado campeão. Ontem mesmo postei um outro vídeo tratando também sobre VPN só que agora com IPSec, se tiver um tempo dá uma olhadinha…Também fiz dedicado ao fórum.
Forte Abraço e segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=-_a0IVtWlFU
-
muito grato pelo seu tutorial.
Tenho uma pergunta: se o servidor da VPN não é o gw da rede interna e nem firewall da rede interna, como fazer para as duas pontas enxergarem o os pcs internos?
abaixo botei o cenário como ficaria:
servidor matriz:
firewall (192.168.0.1/24) –> servidor VPN Site-to-Site (192.168.0.2/24 / ip da vpn -->10.0.8/24) --> micros internos (192.168.0.3/24,192.168.0.4/24,etc...)servidor da filial:
firewall (192.168.1.1/24) --> servidor VPN Site-to-Site (192.168.1.2/24 / ip da vpn -->10.0.8/24) --> micros internos (192.168.1.3/24,192.168.1.4/24,etc...)No caso a cima o servidor da vpn seria um pc interno, até pingo os dois servidores! porém, só pingo os servidores da vpn, as estações não consigo, para contorna isso teria que botar o servidor da vpn como firewall e gw da rede interna, mais não posso fazer isso.
teria como contorna isso?
abraços,
-
Bom dia Luciano e desculpe a demora.
Luciano você realizou as configurações de firewall no tunel "OpenVPN"? Detalhe um pouco mais sua configuração atual.
Obrigado, fico no teu aguardo!
-
bom dia!
muito grato por ter respondido.segue em anexo minhas configurações.
Como falei a cima: acho que o problema é de rota e não de firewall. (estou só supondo).
quando eu uso o servidor de VPN para distribuir a internet internamente funciona, Mais eu tenho outro servidor que é o gateway da minha rede, O servidor da vpn fica em outro pc na rede interna.
meu gw é: 192.168.0.1
servidor da vpn é: 192.168.0.245 (lan) 192.168.0.246 (wan).se alguém puder me dar uma luz, ficarei muito grato.
abraços,
-
Boa noite Luciano.
Me desculpe mais uma vez a demora, agoraaaaa entendi sua dúvida. Tem skype? Favor me adicione mcp10665912@outlook.com, e assim que resolvermos seu problema (Caso não tenha resolvido) postamos a resposta aqui no fórum.
-
Bom dia, muito grato por ter respondido. vou add no skype.
abraços,