CARP - Promover o servidor de Backup para Master
-
Olá pessoal, estou com uma dúvida e gostaria de uma ajuda nesse caso.
Eu tenho 2 servidores pfsense trabalhando com CARP. O servidor primário está na versão 2.1.5 e está num servidor físico, o servidor secundário, já foi atualizado para a última versão, e através do sync via CARP todas as configurações foram replicadas, até este ponto tudo funcionando perfeitamente.
Eu quero atualizar a versão do servidor primário e vou virtualizá-lo também, fiz a instalação dele no Vmware, configurei todas as interfaces, tudo ok, apenas alterei as configurações de sync para que o Secundário que está mais atualizado sincronize todas as configurações para o primário.
Quando eu fiz isso eu percebi que o sincronismo ocorreu, mas o meu servidor secundário começou a ficar '"louco", ele entrou em looping e os VIP's hora ficavam com status Master hora ficavam em Backup.
Neste momento estou com o meu servidor secundário operando normalmente e desativei o primário, gostaria de saber como promovê-lo para Master, e qual a melhor forma de replicar as configurações dele neste novo servidor. Gostaria de fazer pelo Sync pois acho mais fácil, e mais seguro.
Caso vocês acreditem que seja melhor efetuar este configuração de outra forma, poderiam me orientar?Obrigado pela ajuda.
-
Está usando vmware? O carp no vmware precisa de ajustes no vswitch para funcionar…
-
Estou usando o vmware sim, já fiz todas as configurações nele, as que são informadas no site do pfsense, configuração de modo promíscuo, tudo isso foi feito…o carp funcionou...mas na hora que eu coloquei o secundário pra sincronizar no master foi onde houve o problema.
Eu percebi que houve a replicação no master, mas o carp no secundário fico maluco...o estado dos vips ficavam alternando no meu servidor secundário, ele assumia como Master, menos de 1 minuto depois ele assumia como Backup...
Isso que eu não entendi, como eu estou com o secundário agora em produção, quero replicar as configurações dele pra este meu novo servidor, e tornar o secundário em "Master", e quero deixar o novo como Backup...
Uma coisa que eu verifiquei que eu esqueci de fazer foi alterar no secundário o Skew dos VIP's para 0...eu deixei eles como 100 na hora do sync...será que isso pode ter ocasionado o problema?
-
Uma coisa que eu verifiquei que eu esqueci de fazer foi alterar no secundário o Skew dos VIP's para 0…eu deixei eles como 100 na hora do sync...será que isso pode ter ocasionado o problema?
Com certeza. Esse é o parâmetro que define quem tem preferencia sobre quem.
Salvando no master, ele replica no slave acertando o valor para x + 100. -
Mudei o Skew de todos os VIP's para 0, tentei fazer o sincronismo novamente mas não funcionou…não entendo o porque não funciona...
Acredito que todas as configurações estão corretas...
Se alguém tiver alguma idéia eu agradeço muito :(
-
os dois já estão na mesma versão?
-
Sim, estão na versão 2.2.6
-
Não tem motivo aparente para não funcionar. Confere a replicação das configurações, se ja desativou no antigo máster, se as prioridades do carp estão menores no master, experimenta alterar a senha de verificação entre eles e vê se a alteração surte efeito no slave e assim por diante….
-
Olá Marcelo desculpe a demora em responder,
Fiz o que você recomendou, aparentemente tudo sincroniza, o único problema ocorre no CARP, após eu configurar o secundário para replicar as configurações nesse novo servidor, os ip's virtuais do CARP ficam alterando hora como MASTER, hora como BACKUP.
Nos IP's virtuais do Secundário eles estão com o advbase 1 e o advskew em 100, porém dei um ifconfig no servidor e as interfaces aparecem com advskew 254…achei isso estranho...
Mesmo assim quando faço o Sync do Secundário pro Servidor novo, os ip's virtuais que são replicados para o novo servidor ficam com advbase 1 e o advskew 200...
Tentei configurar na mão tbm os ip's virtuais no novo servidor com a configuração de advbase 1 e skew 0 para o sercundário e advbase 1 e skew 100 para o novo servidor e o mesmo problema ocorre...
Não sei o motivo para o CARP se comportar desta forma...