[RESOLVIDO] Estações sem internet após queda de energia



  • Boa noite pessoal, após uma queda de energia o meu firewall está com alguns problemas, máquinas que estão no proxy conseguem navegar, porém não conseguem conectar por TS ou TNS (oracle) em clientes, máquinas que estão em uma regra para não usar proxy (alias com IP's que permite portas 80 e 443) não navegam, porém é possível usar o TeamViewer normalmente para conexões.

    De alguma estação se tento usar um ping para o site do uol por exemplo o tempo de limite é esgotado, se tento pingar em algum IP (Ex: 8.8.8.8) também acontece a mesma coisa.

    Tentei restaurar um backup, porém mesmo assim não obtive sucesso.

    Lembrando que ele estava funcionando normalmente antes da queda de energia.

    Alguma ideia do que pode ter acontecido ou como resolver esse problema?

    Desde já obrigado.



  • Completando com mais algumas informações… Aparentemente as regras de firewall e NAT não estão funcionando como deveriam, por exemplo tenho uma regra NAT que redireciona o acesso da porta 80 do firewall (tela de login do pfsense) para uma outra porta para conseguir fazer acesso externo, e isso não está funcionando, porém direto na porta 80 consigo acessar o firewall...



  • Alguma informação nos logs?



  • Obrigado pelo retorno Tomas Waldow, porém consegui resolver. Achei estranho a solução e não entendi muito bem o porque de ter acontecido isso, mas foi o que resolveu meu problema. Inclusive se alguém souber responder o porque disso seria interessante, apenas para conhecimento.

    Havia criado um alias com a url do youtube, após ver os logs percebi que estava acusando algum erro com esse alias, após excluir esse alias o servidor deu uma travada de um minuto e após isso tudo voltou ao normal, todas as regras funcionando.

    Valeu cara.



  • Então maikilsoares,

    eu tive um problema parecido recentemente em um cliente meu. Houve uma queda de energia e o PFSense foi desligado. Quando voltou, algumas regras de específicas de firewall e NAT não estavam funcionando corretamente.

    Não usei alias pois já tive problemas anteriormente com eles.

    Também tentei restaurar o backup das configuraçãoes mas não obtive sucesso.

    Também resetei o PFSense com as configurações de fábrica, e configurei  o modem para trabalhar com essas configurações:
    [ WAN 10.0.0.2 (DHCP Client)]
    [LAN 192.168.1.1 (DHCP Server)]

    mais uma vez sem sucesso, as maquinas da LAN não acessavam a internet.

    SOLUÇÃO <<<

    Limpei o HD e Instalei novamente o PFSense. Só assim funcionou chuchu beleza.

    POSSIVEL EXPLICAÇÃO  <<<

    O desligamento de forma brusca do PFSense pode ter causado algum corrompimento de algum arquivo dentro do FreeBSD.
    Já passei por vários desligamentos brusco com varias máquinas com PFSense e nunca tive problema, mas mesmo sendo incomum, acredito não ser impossivel.



  • Parece ser relativo ao sistema de arquivos padrão do pfSense, o UFS. Já tive problemas de corrupção de arquivos tanto em máquinas virtuais como físicas após situações de sligamento forçado.

    Por isso as recomendações de se fazer uma nova instalação selecionando o ZFS.