SQUID3+LIMITER - PFSENSE NÃO FAZ LIMITE DE BANDA
-
senhores, boa tarde!
tenho o pfsense instalado na versão 2.2.6, e o squid na versão 3 com o squidGuard-devel com proxy transparente e fazendo o bloqueio de sites que consomem banda - (youtube,radio online etc..).
o problema é que coloquei 250 k de upload, e 300 k de dowloand, porem quando faço o teste de velocidade, não fica, está consumindo toda a minha banda que é de 10 megas, já refiz as regras, reiniciei o pfsense e nada, ainda continua o mesmo problema, é como se só as regras de bloqueio não funcionassem.
segue os print do meu aliases, rules,e o traffic.
![print aliases.jpg](/public/imported_attachments/1/print aliases.jpg)
![print aliases.jpg_thumb](/public/imported_attachments/1/print aliases.jpg_thumb)
![traffic sharper.jpg](/public/imported_attachments/1/traffic sharper.jpg)
![traffic sharper.jpg_thumb](/public/imported_attachments/1/traffic sharper.jpg_thumb)
-
Primeira dica, deixe a interface no idioma padrão, ha sempre problemas com idioma em português.
-
Aparentemente você tem uma regra que direciona para o proxy sem limite de banda antes da regras de acesso direto limitando banda.
Se instalar o patch que mostra o hitcount das regras, vai ver que não tem nenhum pacote chegando nas regras com limite.
-
olha, sou novo no pfsense, acho q não consigo instalar a quele patch, coloquei ele em inglês novamente e coloquei a regra que desvia o fluxo para a parta 3128 como sendo a primeira, mas mesmo assim o traffic não faz o limiter.
-
O que o Marcello quis dizer é que essa regra da porta 3128 que está acima das outras não está configurado o limiter por isso a navegação não esta sendo limitada.
-
certo, mas se eu fizer isso ninguém navega, fiz o seguinte desativei o squid3 e o squidGuard proxy, ficou limitando normal e navegando de boa,só que percebi outra coisa, estou monitorando o consumo de banda no traffic graph, porem quando faço o teste no test kopel, aparece a banda que eu limitei, isso com o squid ativado, no speed test tmb, agora no site meu ip, aparece puxado o 10 megas, teria outra forma de tirar a prova, quando de banda tá consumindo?
-
Galera o meu problema é o mesmo do post abaixo:
https://forum.pfsense.org/index.php?topic=107729.0
porém não sei como configurar o traffic_shaper_wizard_dedicated.xml e fazer as alterações corretamente,
algum ideia de como posso proceder ?