Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Como posso instalar o PfSense em uma máquina virtual

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    6 Posts 6 Posters 1.5k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • C
      cmantovani
      last edited by

Boa tarde,
      Tenho um servidor com Windows Server 2012 R2 com duas placas de rede; Uma a rede externa e outra para a rede interna.
      Gostaria de saber como posso instalar uma máquina virtual contendo o PfSense.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • D
        didonsom
        last edited by

@cmantovani:

Boa tarde,
        Tenho um servidor com Windows Server 2012 R2 com duas placas de rede; Uma a rede externa e outra para a rede interna.
        Gostaria de saber como posso instalar uma máquina virtual contendo o PfSense.

Amigo,

Em testes já utilizei o pfsense virtualizado através do virtuabox da oracle, tem pessoas que utilizam o vmware.

Era isso que precisava saber? Se não for, tente ser mais especifico.

Abraços

Diego

• T
          tomaswaldow
          last edited by

Esse é para versão 2.1, mas o processo é semelhante.
          http://www.andreruschel.com/2013/04/virtualizando-pfsense-no-hyper-v-do.html

Outro: http://www.andreruschel.com/2013/04/virtualizando-pfsense-no-hyper-v-do.html

Só usei com HyperV em teste, uso em produção com ESXi Vmware.
          Se não me engano tem que desmarcar a opção de sincronizar horário com a VM para não apresentar umas mensagens de erro de horário.

Recomendo usar placas dedicadas para fazer a separação de WAN e LAN fisicamente.

Tomas @ 2W Consultoria

• F
            fabiomartins
            last edited by

geralmente instalo ubuntu server + virtualbox + pfsense + VNC + WMaker + Xterm + ifenslave + samba ( compartilhamento) e funciona tranquilamente.

• A
              andr3.ribeiro
              last edited by

Eu recomendaria vc ter um Virtualizador Bare Metal e colocar o Windows + pfSense em paralelo. Para você não ficar refém somente do Windows.
              Se desligar o servidor e ele ficar naquelas atualizações, vc fica sem firewall até o windows terminar. Aí é ruim…

Eu uso Proxmox e depois que instalei, nunca mais mexi.. rsrs
              Mas ele eu recomendo só pra quem ja manja do assunto, aqui no forum mesmo, a experiencia que eu tive é que se tiver alguma duvida, o pessoal fala que é para trocar pelo Xen, porque nunca tiveram problema com o Xen.

• marcellocM
                marcelloc
                last edited by

@andr3.ribeiro:

pelo Xen, porque nunca tiveram problema com o Xen.

No xen e com pfSense 2.2 precisa de alguns ajustes(hardware checksum offload) para a interface de rede funcionar bem.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• First post
                  Last post
                Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.