Problemas Relatorio de Acesso Squid + SquidGuard + Sarg

• Boa noite a todos.

Sou novo no pfSense e estou configurando um servidor para controle de navegação.

Estou utilizando o pfSense 2.2.6, Squid2 (Versão 4.3.10), SquidGuard (Versão 1.9.18) e Sarg (Versão 0.6.10). Os sites estão sendo bloqueados conforme a configuração, mas quando acesso o relatorio gerado não mostra a informação "BLOQUEADO" ou "DENIED".

Eu vejo as informações dentro do arquivo BLOCK.log do squidGuard, mas o Sarg não puxa a informação dele.

Tem como resolver isso?

Desde já agradeço a ajuda.

Att
    Rodolfo

• @rodolfobuckjr:

Boa noite a todos.

Sou novo no pfSense e estou configurando um servidor para controle de navegação.

Estou utilizando o pfSense 2.2.6, Squid2 (Versão 4.3.10), SquidGuard (Versão 1.9.18) e Sarg (Versão 0.6.10). Os sites estão sendo bloqueados conforme a configuração, mas quando acesso o relatorio gerado não mostra a informação "BLOQUEADO" ou "DENIED".

Eu vejo as informações dentro do arquivo BLOCK.log do squidGuard, mas o Sarg não puxa a informação dele.

Tem como resolver isso?

Desde já agradeço a ajuda.

Att
    Rodolfo

Olá Amigo,

No squid, você marcou a opção "Log Pages Denied by SquidGuard" ? sem sim, adicionou o código abaixo na sua sgerror.php ?

$sge_prefix = (preg_match("/\?/", $cl['u']) ? "&" : "?");
     $str[] = '< iframe > src="'. $cl['u'] . $sge_prefix . 'sgr=ACCESSDENIED" width="1" height="1" > < /iframe >';  

Editado:

Complementando, pelo que vi nas imagens você está utilizando o squid 2.7 correto? o squid que possui essa opção que falei é a versão do squid 3

abraços,

Diego

• didonsom, bom dia.

É possível fazer esta implementação no Squid 2.7? Eu tentei via ACL, mas não funcionou.

Abs

Rodolfo

• @rodolfobuckjr:

didonsom, bom dia.

É possível fazer esta implementação no Squid 2.7? Eu tentei via ACL, mas não funcionou.

Abs

Rodolfo

Muda para a versão 3 do Squid, na proxima versão no pfSense não estará mais disponível squid 2;

• Legal Tomas, essa informação eu não sabia! Já mudei o meu projeto e já instalei o Squid3.

Realizei a configuração conforme tu mencionou e coloquei as duas linhas necessárias no SGERROR.php, veja como ficou:

$str[] = "";
    $sge_prefix = (preg_match("/?/", $cl['u']) ? "&" : "?");
    $str[] = '<iframe src="'. $cl['u'] . $sge_prefix . 'sgr=ACCESSDENIED" width="1" height="1"></iframe>';
            $str[] = "";

Mesmo assim não aparece nenhum site DENIED no log do Sarg.

Fiquei analisando o ACCESS.LOG do squid e não apareceu nenhuma informação de bloqueio.

Tem mais algum procedimento que possa ser realizado?

Muito obrigado pela ajuda.

Att
    Rodolfo

• Pessoal, bom dia.

Alguma ideia sobre este assunto?

Obrigado.

Abs

• Acho melhor mudar para o Lightsquid pois o Sarg não está mais disponível, pelo menos por enquanto, no pfSense 2.3;

• @Tomas:

Acho melhor mudar para o Lightsquid pois o Sarg não está mais disponível, pelo menos por enquanto, no pfSense 2.3;

Para falar verdade, penso que estamos a pé quando se trata de relatórios… Sarg no pfsense ruim demais, não funciona direito, não tem como fazer um relatório limpo e direto... Já o Lightsquid, simples demais e não pega os logs de bloqueio do squidGuard....

• @Hunt3rBR:

@Tomas:

Acho melhor mudar para o Lightsquid pois o Sarg não está mais disponível, pelo menos por enquanto, no pfSense 2.3;

Para falar verdade, penso que estamos a pé quando se trata de relatórios… Sarg no pfsense ruim demais, não funciona direito, não tem como fazer um relatório limpo e direto... Já o Lightsquid, simples demais e não pega os logs de bloqueio do squidGuard....

Pura verdade! Mas obrigado pessoal. Vou dar este post como encerrado!

Vou aguardar a versão 2.3 e ver se melhora isso!

Abs

Locked