Consumo de Internet e de Rede
-
Boa tarde,
Preciso da ajuda de vocês.
Hoje está havendo picos de uso da internet e de rede, consigo analisar em tempo real pelo Traffic Graphs como está minha rede e internet, porém não consigo identificar qual ip houve o pico de uso.
Gostaria de usar uma ferramente que me ajudasse nisso com o PFSense.Procurei no forum e não encontrei nada parecido.
Fico grato pela ajuda de vocês.
-
Seguindo.
-
Vc está vendo uma grande quantidade de conexão saindo pela sua wan, e que nao passa pela lan, correto?
-
No próprio Traffic Graphs se você alterar a interface de WAN para LAN você consegue visualizar qual ip está consumindo maior banda.
-
No próprio Traffic Graphs se você alterar a interface de WAN para LAN você consegue visualizar qual ip está consumindo maior banda.
Já enfrentei um problema, no qual, na lan nao mostra nada, na wan mostra uma quantidade absurda de banda (geralmente o total possível) sendo usado, e nao mostra necessariamente um ip interno, afinal, na lan está parada a conexao.
-
Isso pode ser o proxy baixando alguma coisa, Windows Update por exemplo.
-
Isso pode ser o proxy baixando alguma coisa, Windows Update por exemplo.
Mas dai tem q ter a opção liberada para fazer o download neh. Ainda mais que no meu caso um dos ips que mais consumia banda era de um servidor do akamai. Algumas vezes microsoft azure. Mesmo nao tendo nenhuma opcao de cachear update.
-
Bom dia.
Parceiro tem varias formas de identificar:
1º - Pelo Traffic Graph;
2º - Pelo Ntop (ainda nao tem pacote no 2.3);
3º - Se houver proxy nao transparente no relatorio do LightSquid, e tambem em tempo real o Proxy State (sqstat);
4º - Pacote bandwidthd, relotario de consumo por IP;Bem espero que ajude. ;D
Denicio
-
Boa noite, já tive este mesmo desafio e fiquei muito satisfeito após integrar o pfsense com o zabbix e utilizar também o Ntopng. No Ntop faça o seguinte: instalei o pacote ntopng, depois vá em diagnostics: ntopng Settings, digite uma senha e por fim selecione a placa de rede.
Para acessar: IPdopfsense:3000
Já para configurar o pfsense junto ao agente do zabbix siga esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=6UPz4V8ruXI
Espero ter colaborado! :)