Navigation

Netgate Discussion Forum
    • Register
    • Login
    • Search
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search

Regra de acesso

Portuguese
    3
    8
    598
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • M
      marcioelifas last edited by

Pessoal,

Estou com uma dúvida.

Configurei 2 Routers Wifi da seguinte forma:
      IP da WAN é o IP da rede interna;
      Eles distribuem seus próprios ranges de IPs;
      Existe um regra para limitar o Download e Upload de cada um deles.

Porém mesmo eu pegando o IP XXXX eu obviamente consigo chegar na minha rede interna YYYY.
      Fiz um regra para tudo que vier dos IPs das Wans dos Routers seja bloqueado com o destino da rede interna, e nada acontece. Permanece pingando os ips dos meus servidores e acessando as pastas!!

Alguém da uma luz ai?

Abraços.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • M

Eu tentei esse regra!!

Wireless seriam os routers que estão com ips na WAN.

ID Proto Source Port Destination Port Gateway Queue Schedule Description

• T
          tomaswaldow last edited by

Acho melhor voce colocar eles em bridge e deixar o pfSense controlar tudo.

Tomas @ 2W Consultoria

• M

Poderia me explicar melhor?

• T
              tomaswaldow last edited by

@marcioelifas:

Poderia me explicar melhor?

Veja se o AP tem opção de deixar em modo AP e não router (em modo AP o DHCP fica desligado), se não tiver, desliga o DHCP Server do AP, e usa as portas LAN. Assim os clientes irão chegar direto ao pfSense, o MAC deles é que chega, do jeito que você está fazendo o MAC que chega no pfSense é o AP.

Tomas @ 2W Consultoria

• M

Sim, poderia fazer desta forma, porém os Routers possuem controle de Down e UP.
                Se eu fizer desta força vou ter que criar um Range no meu servidor DHCP e refazer as regras em cima disto!!! Mas vlw

• F
                  fernandofolha last edited by

Boa noite sr. Marcio.

Da maneira que está configurado não irá funcionar pelo seguinte:

Os IPs da WAN dos seus routers WIFI são IPs pertencentes a LAN…. comunicação entre dispositivos de mesma rede, no caso seus servidores e seus routers WIFI estão na mesma rede e por isso os pacotes nem sequer passam pelo firewall.

A melhor maneira de vc fazer isso seria uma terceira interface de rede em seu PFSENSE, com uma rede diferente de sua LAN, e nesta interface vc ligaria seus routers WIFI (como no caso é mais de um, basta ligar um pequeno Switch nesta interface e ligar os WIFI neste último).

Aplique regras de firewall impedido que a rede da nova interface acesse sua LAN e vice-versa.

O resto vc escolhe: ou deixa o PFSENSE controlando tudo (DHCP, controle de banda, etc) ou implementa estes controles nos próprios APs.

• M

Obrigado Fernando,

Gostei da ideia, vou fazer o que você falou. Muito Obrigado.

• First post
                      Last post