Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

[RESOLVIDO]Problema SQUID[não transparente] + Sistema ERP Protheus em DATACENTER

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    10 Posts 4 Posters 1.6k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • K
      kleyverson
      last edited by

Boa noite pessoal. Deixa eu descrever meu cenário: Uso pfsense 2.3 + squid + squidguard

Bom, não uso proxy transparente, devido algumas falhas de segurança, sendo assim todo usuário tem eu navegador marcado o servidor proxy. A regra default da LAN do pfsense eu desativo, e crio uma regra onde cada pessoa só poderá acessar a internet se passar pelo proxy, como podem ver na imagem em anexo. Até ai, tudo perfeito, navegação da internet está ok. Porém meu bendito sistema não funciona, já criei e recriei várias regras para poder liberar o acesso e nada!!! Só funciona quando eu libero a regra default da LAN do pfsense.

Meu sistema ERP Protheus da TOTVS, fica em datacenter, deles próprio, digas-se de passagem.
      Em cada computador tenho apenas o smartclient do mesmo configurado apontando para o datacenter. Como descrevo aqui abaixo. Mais sempre me dá o bendito erro é o da 2021. Não sei mais qual regra criar, aonde liberar. Pelo PFtop, ele sempre fala que o endereço buscado pelo meu endereço de rede é o da porta 2021. Mais não vai.

[PRODUÇÃO]
      server=18x.xxx.xxx.xxx
      port=2021

[TESTTEE]
      server=18x.xxx.yyy.yyy
      port=2235

[WORK]
      server=18x.xxx.xxx.xxx
      port=4621

[BALANCE1]
      server=18x.xxx.xxx.xxx
      port=20212

[BALANCE2]
      server=18x.xxx.xxx.xxx
      port=20213

[BALANCE3]
      server=18x.xxx.xxx.xxx
      port=20214

[B.I]
      server=nome.ficticio.com.br
      ;server1=18x.xxx.xxx.xxx
      port=20219

[ESQUEMA]
      server=18x.xxx.xxx.xxx
      port=4621

Regras.jpg
      Regras.jpg_thumb

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • G
        guitarcleiton
        last edited by

Crie uma regra NAT com os ips da totvs
        crie uma outra com as portas.

Ai antes da regra do proxy, crie uma regra que vem dos com a aliase dos ips para as portas da totvs.

Analista de Sistemas
        Bacharel em Sistemas de Informação

https://cleiton.tech.blog/

• K
          kleyverson
          last edited by

@guitarcleiton:

Crie uma regra NAT com os ips da totvs
          crie uma outra com as portas.

Ai antes da regra do proxy, crie uma regra que vem dos com a aliase dos ips para as portas da totvs.

Certo, deixa só vê se intendi…

Vou ter que criar:

1. Regra NAT com os Ips da TOTVs, beleza, mais a regra NAT é como encaminhamento? Se sim, vou ter que direcionar qual ip de cada pc que vai acessar?  :o Pois é minha empresa inteira que acessa ia ter que fazer 1 pra cada 1.

2. Regra com as portas do Protheus, mais é encaminhamento também? Vou direcionar pra onde?

3)A regra para colocar o Alias, é na LAN? Liberando a origem LAN subnet > destino ao Alias Ips totvs > Porta: Alias portas totvs?

• G
            guitarcleiton
            last edited by

Perdão amigo, escrevi na correria pensei em uma coisa e digitei outra.

corrigindo:

Onde citei "regra Nat" era para ser "Aliase"

Vá em Firewall > aliases

Crie uma aliase com os IPs da Totvs
            Crie outra aliase com as Portas da Totvs

Vá em Firewall > rules

Em LAN crie a regra semelhante a do seu proxy acima dela e em "Destination" insera a aliease dos ips e em ports a aliase com as portas

Analista de Sistemas
            Bacharel em Sistemas de Informação

https://cleiton.tech.blog/

• T
              tomaswaldow
              last edited by

Se estiver passando pelo proxy deve cadastrar as porta 2021 em ACL, Safe Ports.

Tomas @ 2W Consultoria

• K
                kleyverson
                last edited by

@guitarcleiton:

Perdão amigo, escrevi na correria pensei em uma coisa e digitei outra.

corrigindo:

Onde citei "regra Nat" era para ser "Aliase"

Vá em Firewall > aliases

Crie uma aliase com os IPs da Totvs
                Crie outra aliase com as Portas da Totvs

Vá em Firewall > rules

Em LAN crie a regra semelhante a do seu proxy acima dela e em "Destination" insera a aliease dos ips e em ports a aliase com as portas

Entendi, porém já tinha feito e mesmo assim não funcionou. Como pode ver na foto.
                Como o amigo Tomas Waldow, havia citado abaixo, eu tinha marcado la em ACL, Safe Ports. Já havia colocado a porta 2021 sozinha, todas as portas do sistema e nada. Podem conferir que pra desencargo de consciência coloquei todas, nas duas opções.

Pfsense.png
                Pfsense.png_thumb

• T
                  tomaswaldow
                  last edited by

Tem que ver se as redes/IPs que cadastrou estão corretos.
                  Tente filtrar o IP de origem no System Logs, Firewall para ver se está sendo bloqueado e qual destino está indo.

Tomas @ 2W Consultoria

• K
                    kleyverson
                    last edited by

@Tomas:

Tente filtrar o IP de origem no System Logs, Firewall para ver se está sendo bloqueado e qual destino está indo.

BINGO!

Maravilha chefe. Estava tão focado no problema que não me lembrava se quer, deste recurso. Visualizei o mesmo e vi que estava tudo correto com o ALIAS criado dos IPS e Portas, porém tinha uma regra UDP, que pega o IP do firewall na Porta 53, estava bloqueando lá. Adicionei este IP junto aos ALIAS dos IPS de destino, e adicionei a porta 53 junto ao ALIAS das portas de destino liberadas para o PROTHEUS. Fiz isso a regra funcionou e meu firewall liberou o acesso.

OBRIGADO À COLABORAÇÃO DE TODOS!

RESOLVIDO! ;D

• D
                      didonsom
                      last edited by

@kleyverson:

@Tomas:

BINGO!

Maravilha chefe. Estava tão focado no problema que não me lembrava se quer, deste recurso. Visualizei o mesmo e vi que estava tudo correto com o ALIAS criado dos IPS e Portas, porém tinha uma regra UDP, que pega o IP do firewall na Porta 53, estava bloqueando lá. Adicionei este IP junto aos ALIAS dos IPS de destino, e adicionei a porta 53 junto ao ALIAS das portas de destino liberadas para o PROTHEUS. Fiz isso a regra funcionou e meu firewall liberou o acesso.

RESOLVIDO! ;D

Amigo,

se possível coloque resolvido no assunto do tópico

que bom que solucionou o problema!

abraços

Diego

• K
                        kleyverson
                        last edited by

@didonsom:

@kleyverson:

@Tomas:

BINGO!

RESOLVIDO! ;D

Amigo,

se possível coloque resolvido no assunto do tópico

que bom que solucionou o problema!

abraços

Diego

Opa Diego, perdoe-me amigo. Já fiz. Obrigado

• First post
                          Last post
                        Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.