[RESOLVIDO]Problema SQUID[não transparente] + Sistema ERP Protheus em DATACENTER
-
Boa noite pessoal. Deixa eu descrever meu cenário: Uso pfsense 2.3 + squid + squidguard
Bom, não uso proxy transparente, devido algumas falhas de segurança, sendo assim todo usuário tem eu navegador marcado o servidor proxy. A regra default da LAN do pfsense eu desativo, e crio uma regra onde cada pessoa só poderá acessar a internet se passar pelo proxy, como podem ver na imagem em anexo. Até ai, tudo perfeito, navegação da internet está ok. Porém meu bendito sistema não funciona, já criei e recriei várias regras para poder liberar o acesso e nada!!! Só funciona quando eu libero a regra default da LAN do pfsense.
Meu sistema ERP Protheus da TOTVS, fica em datacenter, deles próprio, digas-se de passagem.
Em cada computador tenho apenas o smartclient do mesmo configurado apontando para o datacenter. Como descrevo aqui abaixo. Mais sempre me dá o bendito erro é o da 2021. Não sei mais qual regra criar, aonde liberar. Pelo PFtop, ele sempre fala que o endereço buscado pelo meu endereço de rede é o da porta 2021. Mais não vai.[PRODUÇÃO]
server=18x.xxx.xxx.xxx
port=2021[TESTTEE]
server=18x.xxx.yyy.yyy
port=2235[WORK]
server=18x.xxx.xxx.xxx
port=4621[BALANCE1]
server=18x.xxx.xxx.xxx
port=20212[BALANCE2]
server=18x.xxx.xxx.xxx
port=20213[BALANCE3]
server=18x.xxx.xxx.xxx
port=20214[B.I]
server=nome.ficticio.com.br
;server1=18x.xxx.xxx.xxx
port=20219[ESQUEMA]
server=18x.xxx.xxx.xxx
port=4621
-
Crie uma regra NAT com os ips da totvs
crie uma outra com as portas.Ai antes da regra do proxy, crie uma regra que vem dos com a aliase dos ips para as portas da totvs.
-
Crie uma regra NAT com os ips da totvs
crie uma outra com as portas.Ai antes da regra do proxy, crie uma regra que vem dos com a aliase dos ips para as portas da totvs.
Certo, deixa só vê se intendi…
Vou ter que criar:
-
Regra NAT com os Ips da TOTVs, beleza, mais a regra NAT é como encaminhamento? Se sim, vou ter que direcionar qual ip de cada pc que vai acessar? :o Pois é minha empresa inteira que acessa ia ter que fazer 1 pra cada 1.
-
Regra com as portas do Protheus, mais é encaminhamento também? Vou direcionar pra onde?
3)A regra para colocar o Alias, é na LAN? Liberando a origem LAN subnet > destino ao Alias Ips totvs > Porta: Alias portas totvs?
-
-
Perdão amigo, escrevi na correria pensei em uma coisa e digitei outra.
corrigindo:
Onde citei "regra Nat" era para ser "Aliase"
Vá em Firewall > aliases
Crie uma aliase com os IPs da Totvs
Crie outra aliase com as Portas da TotvsVá em Firewall > rules
Em LAN crie a regra semelhante a do seu proxy acima dela e em "Destination" insera a aliease dos ips e em ports a aliase com as portas
-
Se estiver passando pelo proxy deve cadastrar as porta 2021 em ACL, Safe Ports.
-
Perdão amigo, escrevi na correria pensei em uma coisa e digitei outra.
corrigindo:
Onde citei "regra Nat" era para ser "Aliase"
Vá em Firewall > aliases
Crie uma aliase com os IPs da Totvs
Crie outra aliase com as Portas da TotvsVá em Firewall > rules
Em LAN crie a regra semelhante a do seu proxy acima dela e em "Destination" insera a aliease dos ips e em ports a aliase com as portas
Entendi, porém já tinha feito e mesmo assim não funcionou. Como pode ver na foto.
Como o amigo Tomas Waldow, havia citado abaixo, eu tinha marcado la em ACL, Safe Ports. Já havia colocado a porta 2021 sozinha, todas as portas do sistema e nada. Podem conferir que pra desencargo de consciência coloquei todas, nas duas opções.
-
Tem que ver se as redes/IPs que cadastrou estão corretos.
Tente filtrar o IP de origem no System Logs, Firewall para ver se está sendo bloqueado e qual destino está indo. -
Tente filtrar o IP de origem no System Logs, Firewall para ver se está sendo bloqueado e qual destino está indo.BINGO!
Maravilha chefe. Estava tão focado no problema que não me lembrava se quer, deste recurso. Visualizei o mesmo e vi que estava tudo correto com o ALIAS criado dos IPS e Portas, porém tinha uma regra UDP, que pega o IP do firewall na Porta 53, estava bloqueando lá. Adicionei este IP junto aos ALIAS dos IPS de destino, e adicionei a porta 53 junto ao ALIAS das portas de destino liberadas para o PROTHEUS. Fiz isso a regra funcionou e meu firewall liberou o acesso.
OBRIGADO À COLABORAÇÃO DE TODOS!
RESOLVIDO! ;D
-
Tente filtrar o IP de origem no System Logs, Firewall para ver se está sendo bloqueado e qual destino está indo.BINGO!
Maravilha chefe. Estava tão focado no problema que não me lembrava se quer, deste recurso. Visualizei o mesmo e vi que estava tudo correto com o ALIAS criado dos IPS e Portas, porém tinha uma regra UDP, que pega o IP do firewall na Porta 53, estava bloqueando lá. Adicionei este IP junto aos ALIAS dos IPS de destino, e adicionei a porta 53 junto ao ALIAS das portas de destino liberadas para o PROTHEUS. Fiz isso a regra funcionou e meu firewall liberou o acesso.
RESOLVIDO! ;D
Amigo,
se possível coloque resolvido no assunto do tópico
que bom que solucionou o problema!
abraços
Diego
-
RESOLVIDO! ;D
Amigo,
se possível coloque resolvido no assunto do tópico
que bom que solucionou o problema!
abraços
Diego
Opa Diego, perdoe-me amigo. Já fiz. Obrigado