Pagina sgerror.php nao é redirecionada para a mesma porta HTTP do pfSense
-
pfSense 2.3.0 + squid + squidguard.
Mudei a porta HTTP para 65000 por segurança! (não estou usando HTTPs)
squid e squidguard funcionam ok, mas nos sites bloqueados, em vez de aparecer a pagina de bloqueio como de padrão, o navegador fica procurando a pagina sgerror.php na porta 80 até dar timeout!!!
Acredito que seja um bug da versão 2.3! Alguém sabe como arrumar isso? -
Não é bug, se você mudou a porta padrão o squidGuard esta tentando entregar a pagina de bloqueio na porta 80, creio que vai ter que mudar o apontamento nas configurações de redirect da target.
-
Obrigado pela resposta Tomas.
Fiz o seguinte:
-editei o arquivo /usr/local/pkg/squidguard_configurator.inc
-procurei pela linha:$guiport = (!empty($squidguard_config[F_CURRENT_GUI_PORT])) ? $squidguard_config[F_CURRENT_GUI_PORT] : '80';
-e alterei a porta pela que estou usando:
$guiport = (!empty($squidguard_config[F_CURRENT_GUI_PORT])) ? $squidguard_config[F_CURRENT_GUI_PORT] : '65000';
isso pode até não ser considerado um bug, mas é algo que deveria sim estar nos planos dos devs para termos uma solução cada vez mais robusta! (na verdade isso já deveria ter sido feito a muito tempo, ne!?)
se alguém aí tiver conta lá no https://redmine.pfsense.org/projects/pfsense poste isso por favor. Tentei fazer uma conta lá e ainda não recebi o email.
caso alguém tenha alguma solução melhor por favor poste aí. (de preferencia um patch que pegue a porta HTTP do pfSense e use no SG. Não faço isso por que sou pobre em dev!).
de qualquer forma obrigado pela ajuda.
-
Como estou configurando WPAD eu precisei fazer outra instancia do nginx (segui um tutorial).
Gostaria de aproveitar e colocar as paginas de bloqueio do squid(guard) em uma nova instancia do nginx também.
Alguém pode me ajudar com isso aee??? -
cria um link simbólico do sgerror.php para a nova instância.
Ex:
ln -s /usr/local/www/sgerror.php /usr/local/www/wpad/sgerror.php