Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Duvida - PFsense Consumindo Memoria e SWAP

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    15 Posts 6 Posters 4.3k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • G
      guitarcleiton
      last edited by

@didonsom:

@guitarcleiton:

este assunto já foi mencionado aqui no forum, mas reinicie o squid que resolve, pode até add no cron um job de restartar do squid diariamente

Guitar

Acho que você não entendeu… "reiniciei o squid e não resolveu"... também verifiquei o access.log e ele não está grande....

acredito que o problema não é "SQUID"...e detalhe sempre pesquiso no fórum antes de postar algo.

Na aba Local Cache verifique novamente os parâmetros

Memory Cache Size - recomendado 50% da memória RAM, como você diz ter 4G insira 2048
      Maximum Object Size in RAM como minha rede é pequena e só tenho 2G de Memória RAM eu deixei default (256)

Analista de Sistemas
      Bacharel em Sistemas de Informação

https://cleiton.tech.blog/

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • D
        didonsom
        last edited by

@guitarcleiton:

@didonsom:

@guitarcleiton:

este assunto já foi mencionado aqui no forum, mas reinicie o squid que resolve, pode até add no cron um job de restartar do squid diariamente

Guitar

Acho que você não entendeu… "reiniciei o squid e não resolveu"... também verifiquei o access.log e ele não está grande....

acredito que o problema não é "SQUID"...e detalhe sempre pesquiso no fórum antes de postar algo.

Na aba Local Cache verifique novamente os parâmetros

Memory Cache Size - recomendado 50% da memória RAM, como você diz ter 4G insira 2048
        Maximum Object Size in RAM como minha rede é pequena e só tenho 2G de Memória RAM eu deixei default (256)

Guitar,

Meus valores estão baixos até pq não uso cache, minha rede também é pequena + ou menos 10 usuários…

Ainda não entendi o por que do aumento de memoria sem motivo algum, faz quase 3 dias sem reiniciar e a memoria e o Swap estão estáveis... sendo SWAP 0% e memoria no valor de 14%, estou monitorando e o valor não muda, ai quando chega entre 10 e 11 dias sem reiniciar a maquina esses valores sofrem um up impressionante!!

Abraços,

Diego

![Sem título.png](/public/imported_attachments/1/Sem título.png)
        ![Sem título.png_thumb](/public/imported_attachments/1/Sem título.png_thumb)

• D
          didonsom
          last edited by

@Tomas:

Eu tive problema semelhante e era o squid+squidguard com muitas categorias habilitadas, aumentei a memória da máquina e ajustei o squid e não aconteceu mais.

Tomas,

em relação as categorias do Squidguard eu uso a ShallaList, os ajustes  que você fez foi lá na opção de memoria cache?

abraços,

Diego

• T
            tomaswaldow
            last edited by

Seria no Squid mesmo, mas os valores que você passou estão bem baixos.

Não sei se é possivel, mas talvez atualizar para a versão mais recente do pfSense vai te trazer junto o Squid 3.5, mais atualizado, estou nessa versão e não tenho problema.

Tomas @ 2W Consultoria

• D
              didonsom
              last edited by

@Tomas:

Seria no Squid mesmo, mas os valores que você passou estão bem baixos.

Não sei se é possivel, mas talvez atualizar para a versão mais recente do pfSense vai te trazer junto o Squid 3.5, mais atualizado, estou nessa versão e não tenho problema.

Obrigado Tomas,

vou ver se atualizo pra versão 2.3.1, ainda não atualizei por falta de coragem kkkk

abraços,

Diego

• T
                tomaswaldow
                last edited by

Faz um instalação limpa e restaura backup.

Tomas @ 2W Consultoria

• G
                  guitarcleiton
                  last edited by

Tente desabilitar e habilitar o swap

use a seguinte instrução:

swapoff -a && swapon -a

Analista de Sistemas
                  Bacharel em Sistemas de Informação

https://cleiton.tech.blog/

• J
                    jmalafaia
                    last edited by

@didonsom:

Olá Pessoal Boa tarde!

Estou com uma duvida, De um tempo pra cá meu pfsense começou a consumir Memoria e Swap, quando fica muitos dias ligado .. tipo uns 10 dias.

O Problema é que não consigo identificar o que está consumindo memoria e swap, até pq é do nada, tipo eu to monitorando e o swap está com 0% e a memoria 15% ai do nada ele aumenta absurdamente.
                    já reiniciei o serviço do squid etc etc quando ele atingue o pico e nada resolve, só se reiniciar o firewall..

Alguém tem alguma sugestão?

utilizo o pfsense 2.2.6 com squid + squidguard + pf2ad com wpad + snort + com 2 instancias do Open vpn uma fica interligada o tempo todo com uma filial

obrigado

diego

Amigo Boa tarde,

Estou praticamente com o mesmo problema que o seu. Consome toda RAM, depois o SWAP e derruba os serviços. Você conseguiu resolver seu problema ?

Abç

• danielmjmarquesD
                      danielmjmarques
                      last edited by

Eu tive esse problema e reduzindo o tamanho dos LOG's para o padrão (2GB ou menos) resolveu o caso. No meu caso nem usava squid.

• R
                        Raimundo Willians
                        last edited by

Olá caros colegas.
                        Só para deixar registrado, a memória swap em um dos meus servidores estava em 100%, reiniciei os serviços Squid e SquidGuard, baixou para 95%...Analisei e reiniciei o Snort, e caiu para 4% de uso da memória Swap.
                        Resolvendo assim a instabilidade na rede,

• First post
                          Last post
                        Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.