Duvida - PFsense Consumindo Memoria e SWAP
-
este assunto já foi mencionado aqui no forum, mas reinicie o squid que resolve, pode até add no cron um job de restartar do squid diariamente
-
Depende de quanto de memória ram tem a maquina e quanto está atribuindo de memória para o squid, além dos outros serviços.
-
este assunto já foi mencionado aqui no forum, mas reinicie o squid que resolve, pode até add no cron um job de restartar do squid diariamente
Guitar
Acho que você não entendeu… "reiniciei o squid e não resolveu"... também verifiquei o access.log e ele não está grande....
acredito que o problema não é "SQUID"...e detalhe sempre pesquiso no fórum antes de postar algo.
Tomas,
A Maquina Possui 4gb de ram, agora não me recordo quanto está atribuído ao squid, mas não é muito não.
Esse problema começou a acontecer depois que eu instalei a VPN com a Filial, mas não acho q ela seja o problema, estou revendo as configs pra ver se deixei passar algo.
abraços,
Diego
-
Eu tive problema semelhante e era o squid+squidguard com muitas categorias habilitadas, aumentei a memória da máquina e ajustei o squid e não aconteceu mais.
-
Guitar
Acho que você não entendeu… "reiniciei o squid e não resolveu"... também verifiquei o access.log e ele não está grande....
acredito que o problema não é "SQUID"...e detalhe sempre pesquiso no fórum antes de postar algo.
Na aba Local Cache verifique novamente os parâmetros
Memory Cache Size - recomendado 50% da memória RAM, como você diz ter 4G insira 2048
Maximum Object Size in RAM como minha rede é pequena e só tenho 2G de Memória RAM eu deixei default (256) -
Guitar
Na aba Local Cache verifique novamente os parâmetros
Memory Cache Size - recomendado 50% da memória RAM, como você diz ter 4G insira 2048
Maximum Object Size in RAM como minha rede é pequena e só tenho 2G de Memória RAM eu deixei default (256)Guitar,
Meus valores estão baixos até pq não uso cache, minha rede também é pequena + ou menos 10 usuários…
Ainda não entendi o por que do aumento de memoria sem motivo algum, faz quase 3 dias sem reiniciar e a memoria e o Swap estão estáveis... sendo SWAP 0% e memoria no valor de 14%, estou monitorando e o valor não muda, ai quando chega entre 10 e 11 dias sem reiniciar a maquina esses valores sofrem um up impressionante!!
Abraços,
Diego
![Sem título.png](/public/imported_attachments/1/Sem título.png)
![Sem título.png_thumb](/public/imported_attachments/1/Sem título.png_thumb) -
Eu tive problema semelhante e era o squid+squidguard com muitas categorias habilitadas, aumentei a memória da máquina e ajustei o squid e não aconteceu mais.
Tomas,
em relação as categorias do Squidguard eu uso a ShallaList, os ajustes que você fez foi lá na opção de memoria cache?
abraços,
Diego
-
Seria no Squid mesmo, mas os valores que você passou estão bem baixos.
Não sei se é possivel, mas talvez atualizar para a versão mais recente do pfSense vai te trazer junto o Squid 3.5, mais atualizado, estou nessa versão e não tenho problema.
-
Seria no Squid mesmo, mas os valores que você passou estão bem baixos.
Não sei se é possivel, mas talvez atualizar para a versão mais recente do pfSense vai te trazer junto o Squid 3.5, mais atualizado, estou nessa versão e não tenho problema.
Obrigado Tomas,
vou ver se atualizo pra versão 2.3.1, ainda não atualizei por falta de coragem kkkk
abraços,
Diego
-
Faz um instalação limpa e restaura backup.
-
Tente desabilitar e habilitar o swap
use a seguinte instrução:
swapoff -a && swapon -a
-
Olá Pessoal Boa tarde!
Estou com uma duvida, De um tempo pra cá meu pfsense começou a consumir Memoria e Swap, quando fica muitos dias ligado .. tipo uns 10 dias.
O Problema é que não consigo identificar o que está consumindo memoria e swap, até pq é do nada, tipo eu to monitorando e o swap está com 0% e a memoria 15% ai do nada ele aumenta absurdamente.
já reiniciei o serviço do squid etc etc quando ele atingue o pico e nada resolve, só se reiniciar o firewall..Alguém tem alguma sugestão?
utilizo o pfsense 2.2.6 com squid + squidguard + pf2ad com wpad + snort + com 2 instancias do Open vpn uma fica interligada o tempo todo com uma filial
obrigado
diego
Amigo Boa tarde,
Estou praticamente com o mesmo problema que o seu. Consome toda RAM, depois o SWAP e derruba os serviços. Você conseguiu resolver seu problema ?
Abç
-
Eu tive esse problema e reduzindo o tamanho dos LOG's para o padrão (2GB ou menos) resolveu o caso. No meu caso nem usava squid.