Sem sucesso ao instalar Pfsense 2.0.1 amd64
-
tomara que funcione, estou ficando sem ideias :-\
-
Fiz o teste.
Coloquei o HD no PC hospedeiro, uma phenom II x4 com placa mãe asus 6gb memória etc.
Deixei só esse disco do servidor, instalou rapidamente.
Deu boot, iniciou e foi até o fim, tudo normal.
Em seguinda reiniciei, desliguei, retirei o HD e coloquei no servidor.Deu boot parcialmente normal no servidor, para na tela de Boas Vindas do Pfsense, onde tem as opções de 1 a 8 eu acho, para escolher.
Não passa dessa tela, ele ensaia que após a contagem ele vai prosseguir com a opção padrão que é 1, mas não passa dessa tela.
Estou pesquisando sobre a possibilidade de atualizar a bios mas ainda não sei se é possível nos moldes que citei.
-
Fiz o teste.
Coloquei o HD no PC hospedeiro, uma phenom II x4 com placa mãe asus 6gb memória etc.
Em seguinda reiniciei, desliguei, retirei o HD e coloquei no servidor.Deu boot parcialmente normal no servidor, para na tela de Boas Vindas do Pfsense, onde tem as opções de 1 a 8 eu acho, para escolher.
Não passa dessa tela, ele ensaia que após a contagem ele vai prosseguir com a opção padrão que é 1, mas não passa dessa tela.
Estou pesquisando sobre a possibilidade de atualizar a bios mas ainda não sei se é possível nos moldes que citei.
Na minha opinião, eu não correria o risco de perder uma MoBo por atualização incorreta do Bios. Afinal, se essa Asrock ou eMax A230GC não serve para o pfSense, pode servir para outro propósito.
Depois de tudo que você relatou aqui, está claro que há alguma incompatibilidade dessa A230GC com o FreeBSD.
-
Fiz o teste.
Na minha opinião, eu não correria o risco de perder uma MoBo por atualização incorreta do Bios. Afinal, se essa Asrock ou eMax A230GC não serve para o pfSense, pode servir para outro propósito.
Depois de tudo que você relatou aqui, está claro que há alguma incompatibilidade dessa A230GC com o FreeBSD.
Concordo com você.
Quero agradecer imensamente a todos que me ajudaram, toda a atenção dispensada em todo tempo em que estivemos juntos em torno desse problema.
vocês merecem todo respeito e estima.
Estão de parabéns, sou muito grato por tudo que aprendi nesses dias e pela sua compreensão do meu problema.Espero também poder contribuir de alguma forma, espero também em breve utilizar o sistema assim que tiver um hardware compatível.
Com meus cumprimentos.
Muito obrigado. -
E se você fizer uma pequena troca de hds entre o hardware que funcionou com essa maquina de placa mãe AssRo(ck|le)? ;D
-
E se você fizer uma pequena troca de hds entre o hardware que funcionou com essa maquina de placa mãe AssRo(ck|le)? ;D
Heheheheeee… Pois é! Eu já vi muita gente falando bem de algumas MoBo Asrock por aí. Mas essa, especificamente para sistemas BSD, está mais para AssRoque, porque de Rock ela não tem nada. :P ;D
-
Hehehe, você sempre tendo novas idéias.
Nessa máquina há um HD SATA adcional, vou testar com ele, rs.
-
Heheheheeee… Pois é! Eu já vi muita gente falando bem de algumas MoBo Asrock por aí. Mas essa, especificamente para sistemas BSD, está mais para AssRoque, porque de Rock ela não tem nada. :P ;D
Na minha opinião é uma questão de incompatibilidade, pois utilizo outro firewall muito conhecido, e tudo funciona 100% com o hardware atual.
Acho que o contrário poderia acontecer também se fosse outra marca e ainda acho que é uma ótima configuração, tem até 02 placas gigabits nela, sendo uma Dlink de 2000mbips etc.
HD 7200 rpm 160G e 2 Gb de memória.
Excelente e tamanho reduzido, cabe em qualquer lugar.Mas é um ótimo aprendizado passarmos por isso, mesmo enchendo nossa cabeça, rs.
Valeu amigo.
-
Hehehe, você sempre tendo novas idéias.
Nessa máquina há um HD SATA adcional, vou testar com ele, rs.
Já fiz o teste, obrigado por tudo, não deu certo, mas vamos em frente.
Valeu amigos, estou finalizando por aqui.
Grande abraço.
-
Boa sorte com o proximo hardware. Quando puder, desista de máquinas genéricas, já são ruins para estação, imagina para servidor. Asus é sempre uma boa pedida.
Você entendeu minha dica como troca de hd, mas sugeria a troca de máquina como quem não quer nada. ;)
Espero te ver em breve aqui pelo forum com um pfSense instalado e funcionando :)
-
Meus 2 centavos de contribuição… :)
Antes de adquirir ou selecionar o hardware que irá rodar o pfSense, não deixe de checar a compatibilidade em nível de drivers. O pfSense é uma solução totalmente baseada no sistema operacional FreeBSD e mantém consigo todos os drivers deste SO. A versão 1.2.3 do pfSense é baseada no FreeBSD 7.2 – Já a versão 2.0 baseia-se no FreeBSD 8.0/8.1 e a versão 2.1 (que neste exato momento está em franco processo de desenvolvimento), utilizará muito provavelmente a recém lançada versão 9.0 do FreeBSD.
Para checar a lista de compatibilidade de drivers, visite o site oficial do projeto FreeBSD: http://www.freebsd.org/releases/8.0R/hardware.html
Abraços!
Jack -
Boa sorte com o proximo hardware. Quando puder, desista de máquinas genéricas, já são ruins para estação, imagina para servidor. Asus é sempre uma boa pedida.
Você entendeu minha dica como troca de hd, mas sugeria a troca de máquina como quem não quer nada. ;)
Espero te ver em breve aqui pelo forum com um pfSense instalado e funcionando :)
Obrigado por suas palavras.
Na verdade eu tinha entendido a troca do HD ou pelomenos queria que fosse isso.
A máquina hospedeira no teste não pode ser utilizada como servidor pois tem um papel doméstico.
Na verdade eu não conhecia o pfsense quando implementei essa máquina e o grande lance dela é o tamanho mesmo.
Mas sei que há placas itx de marcas conhecidas, asus etc.
Tudo indica que irei adquirir num futuro próximo outra placa ITX de uma marca mais sólida.
Mas te digo, foi uma ótima maratona de 48 horas, rs.
Sempre visito o fórum, com certeza não ficarei de fora.
Valeu.
-
Meus 2 centavos de contribuição… :)
Antes de adquirir ou selecionar o hardware que irá rodar o pfSense, não deixe de checar a compatibilidade em nível de drivers. O pfSense é uma solução totalmente baseada no sistema operacional FreeBSD e mantém consigo todos os drivers deste SO. A versão 1.2.3 do pfSense é baseada no FreeBSD 7.2 – Já a versão 2.0 baseia-se no FreeBSD 8.0/8.1 e a versão 2.1 (que neste exato momento está em franco processo de desenvolvimento), utilizará muito provavelmente a recém lançada versão 9.0 do FreeBSD.
Para checar a lista de compatibilidade de drivers, visite o site oficial do projeto FreeBSD: http://www.freebsd.org/releases/8.0R/hardware.html
Abraços!
JackMuito obrigado pelos esclarecimentos.
Como eu disse para o marcelloc.
Irei manter a plataforma ITX mas substituirei no futuro a placa atual por uma de marca mais consolidada no mercado, e também já possuia esse hardware quando conheci o pfsense.Mas te digo que esse hardware atual é bem sólido ao trabalhar com linux, inclusive em compatibilidade com o Kernel deste (não vou citar o firewall que estou utilizando por questões de ordem ética).
Agradeço a todos e espero poder contribuir também.
Muito obrigado.
-
Mas te digo que esse hardware atual é bem sólido ao trabalhar com linux, inclusive em compatibilidade com o Kernel deste (não vou citar o firewall que estou utilizando por questões de ordem ética).
Claro, claro… mas quando o assunto é hardware X driver, nem sempre pau que dá em Chico, dá em Francisco! ;)
Abraços!
Jack -
Mas te digo que esse hardware atual é bem sólido ao trabalhar com linux, inclusive em compatibilidade com o Kernel deste (não vou citar o firewall que estou utilizando por questões de ordem ética).
Claro, claro… mas quando o assunto é hardware X driver, nem sempre pau que dá em Chico, dá em Francisco! ;)
Eu prefiro trabalhar com marcas e modelos que reconhecidamente se preocupam com a compatibilidade entre SOs diferentes. E consultar, evidentemente, a compatibilidade com o FreeBSD quando a coisa diz respeito ao pfSense.
Se vocês pesquisarem, em nenhum lugar eu vi referências de compatibilidade com distros Linux para aquela placa A230GC, a não ser para Windows.
Logo, acredito que o fato do Linux ter rodado sem apresentar problemas foi sorte, já que nem o fabricante disponibilizou essa informação. ::)E tem ainda o fato, citado anteriormente pelo sudo2005, que uma empresa chamada E-Max está distribuindo essa MoBo aqui. Será que essa MoBo, especificamente, não é desse fabricante/distribuidor? Vai saber qual a política deles de fabricação/importação?
Sei de muitas empresas aqui no Brasil que apenas importam os componentes (incluindo o PCB) e utilizam a licença obtida de um fabricante externo para montar um determinado modelo de placa. Aí fica a dúvida: utilizaram componentes devidamente especificados pelo projeto original? O conjunto foi testado e homologado/certificado pela empresa que detém a patente e seu projeto?
Tem muitas variáveis a serem consideradas. ::)Não estou aqui fazendo nenhuma acusação, seja a quem for. Estou apenas levantando dúvidas.
-
Eu prefiro trabalhar com marcas e modelos que reconhecidamente se preocupam com a compatibilidade entre SOs diferentes. E consultar, evidentemente, a compatibilidade com o FreeBSD quando a coisa diz respeito ao pfSense.
Se vocês pesquisarem, em nenhum lugar eu vi referências de compatibilidade com distros Linux para aquela placa A230GC, a não ser para Windows.
Logo, acredito que o fato do Linux ter rodado sem apresentar problemas foi sorte, já que nem o fabricante disponibilizou essa informação. ::)E tem ainda o fato, citado anteriormente pelo sudo2005, que uma empresa chamada E-Max está distribuindo essa MoBo aqui. Será que essa MoBo, especificamente, não é desse fabricante/distribuidor? Vai saber qual a política deles de fabricação/importação?
Sei de muitas empresas aqui no Brasil que apenas importam os componentes (incluindo o PCB) e utilizam a licença obtida de um fabricante externo para montar um determinado modelo de placa. Aí fica a dúvida: utilizaram componentes devidamente especificados pelo projeto original? O conjunto foi testado e homologado/certificado pela empresa que detém a patente e seu projeto?
Tem muitas variáveis a serem consideradas. ::)Não estou aqui fazendo nenhuma acusação, seja a quem for. Estou apenas levantando dúvidas.
Com certeza é sempre bom levantar essas questões já que existem muitas "gambiarras" que os fabricantes fazem e que terceiros utilizam, como essas empresas brasileiras que inserem seus adesivos por cima dos verdadeiros fabricantes.
Confesso que eu não tive essa postura correta de olhar a compatibilidade quando adquiri o hardware.Acredito que baixando o manual de cada produto poderemos ter essas informações não é?
Peço a análise de vocês nesses dois casos:
1 - Primeiro dessa placa Foxconn cujo manual só faz menção ao windows;
Especificações: http://www.foxconnchannel.com/product/Motherboards/detail_spec.aspx?ID=en-us0000510#
2- Segundo desse texto:
http://meiobit.com/16577/foxconn-deliberadamente-sabota-linux/
E esse com tradução precária do google, espero que traduza, leitura de 2008, muito interessante.
Então dá para perceber que certas falhas foram corrigidas ou não em tese, já que estamos em 2012, que até as grandes marcas, que por vezes tem seus produtos fabricados por grandes empresas a exemplo da Foxconn, estão sujeitas a incompatibilidades, seja com linux, seja com BSD.
Dá para entender que os bugs mencionados estariam também em todas ou a maioria das BIOS AMI, supondo a utilização com linux etc, e levando em conta que muitas "marcas" usam os BIOS AMI.
Exemplo disso são alguns notebooks novos da HP que na verdade são fabricados pela Foxconn.
Outro exemplo são algumas placas da MSI.
Então posso supor que a lista de "marcas" é grande.
Valeu.
-
Se você quer opiniões sobre essa placa da Foxconn para rodar o pfSense num ambiente de produção, aqui vai:
1- Não tenho informações se ela é compatível, nem achei nada a respeito.
2- Não gosto dos capacitores eletrolíticos.
3- Tem apenas uma Lan.Mas posso indicar uma que tem 100% de compatibilidade, só tem capacitores sólidos e duas portas Lan Intel Gigabit:
http://www.supermicro.com/products/motherboard/ATOM/ICH9/X7SPA.cfm?typ=H&IPMI=YRecomendo dar uma lida nesse tópico. Tem outras sugestões:
http://forum.pfsense.org/index.php/topic,44852.0.htmlE se for pra ir de Intel i3, que é mais recomendado ainda, outra sugestão:
http://www.supermicro.com/products/motherboard/Xeon3000/3400/X8SIL.cfm?IPMI=VTem um cara aqui que usou uma Foxconn H67S:
http://forum.pfsense.org/index.php/topic,44269.0.html -
Se você quer opiniões sobre essa placa da Foxconn para rodar o pfSense num ambiente de produção, aqui vai:
1- Não tenho informações se ela é compatível, nem achei nada a respeito.
2- Não gosto dos capacitores eletrolíticos.
3- Tem apenas uma Lan.Mas posso indicar uma que tem 100% de compatibilidade, só tem capacitores sólidos e duas portas Lan Intel Gigabit:
http://www.supermicro.com/products/motherboard/ATOM/ICH9/X7SPA.cfm?typ=H&IPMI=YRecomendo dar uma lida nesse tópico. Tem outras sugestões:
http://forum.pfsense.org/index.php/topic,44852.0.htmlE se for pra ir de Intel i3, que é mais recomendado ainda, outra sugestão:
http://www.supermicro.com/products/motherboard/Xeon3000/3400/X8SIL.cfm?IPMI=VTem um cara aqui que usou uma Foxconn H67S:
http://forum.pfsense.org/index.php/topic,44269.0.htmlObrigado pelas dicas.
Essa Foxconn que postei uma amiga tem uma dessas na caixa então vou pedir a ela para testar, se funcionar 100% farei alguma transação com ela.
Eu também prefiro capacitores sólidos, mas se eu puder ter uma barganha, aceitarei que a placa tenha apenas capacitores sólidos em torno do processador
Claro que se eu puder escolher ficarei com os sólidos.Eu tenho no meu servidor apenas alguns amigos e vizinhos para quem transmito o sinal.
Qualquer novidade sobre isso eu lhe digo.
Muito obrigado.
-
Olá pessoal, fiz a instalação com sucesso na placa da imagem que postei.
Agora estou buscando os tuturiais adequados para saber o que fazer após a instalação e aprender como configurar pela interface gui do pfsense, inclusive estou lendo o livro do Pfsense 2.0 postado pelo "Persaud".
Deixo uma dica:
Num primeiro momento após a instalação ele não quis sair da tela de boas vindas, então fui no BIOS e mandei efetuar as configuraçõa otimizadas.
Ao reiniciar tudo funcionou.
Agradeço mais uma vez aos colegas.
-
Finalmente!!! :D
Parabéns e agora sim, bem vindo ao pfsense.