Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Conecta, pega IP válido mas não pinga e nem navega

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    11 Posts 4 Posters 8.1k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • R
      raphael-delgado
      last edited by

Salve galera! Mais uma vez vou precisar da ajuda de vocês…

Meu pfsense tem 2 links via cabo conectados e ambos funcionam via DHCP. Um dos links está ok, mas o outro não está funcionando. Achei que fosse problema da operadora, conectei ele direto no meu computador mas consegui navegar normalmente (o que me descarta ser tanto o modem quanto o cabo de rede). Observo no painel administrativo que o pfsense reconhece o link, pega o IP válido normalmente e o gateway... mas na hora de dar o ping (tanto em URL quanto em IP), não tenho resposta. Vou trocar a placa de rede agora no horário do almoço, penso ser ela. Alguém já passou por isso? Mais alguma sugestão do que posso tentar fazer aqui?

Abraços,
      Raphael

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcellocM
        marcelloc
        last edited by

@raphael-delgado:

Mais alguma sugestão do que posso tentar fazer aqui?

• conferir o outobund nat

• usar o tcpdump

• criar regras de firewall com gateway forçado.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• JackLJ
          JackL
          last edited by

@raphael-delgado:

• Verifique se o gateway do link problemático está correto (principalmente a máscara de subrede);

• Confira o status das interfaces de rede através do menu "Status->Interfaces".

Abraços!
          Jack

Soluções: https://conexti.com.br

• R
            raphael-delgado
            last edited by

@marcelloc:

@raphael-delgado:

• conferir o outobund nat

• usar o tcpdump

• criar regras de firewall com gateway forçado.

Conferi o outbound e as regras forçadas… sem sucesso. Tô usando o TCPDump também pra ver se acho alguma pista.

@JackL:

@raphael-delgado:

• Verifique se o gateway do link problemático está correto (principalmente a máscara de subrede);

• Confira o status das interfaces de rede através do menu "Status->Interfaces".

Abraços!
            Jack

O gateway tá correto, idêntico ao link que funciona (os dois são da mesma operadora e pegam IPs do mesmo range). Vendo o status da interface, aparente tudo normal… status up, IP válido... sem colisões, sem erros de in/out.

• marcellocM
              marcelloc
              last edited by

@raphael-delgado:

O gateway tá correto, idêntico ao link que funciona (os dois são da mesma operadora e pegam IPs do mesmo range).

Dois links/interface no pfsense com o mesmo gateway????
              Seu problema esta aí.

• R
                raphael-delgado
                last edited by

@marcelloc:

@raphael-delgado:

O gateway tá correto, idêntico ao link que funciona (os dois são da mesma operadora e pegam IPs do mesmo range).

Dois links/interface no pfsense com o mesmo gateway????
                Seu problema esta aí.

É marcelloc… a operadora me dá 2 ips do mesmo range, mas apontando pro mesmo gateway em ambos... ou seja, minhas 2 interfaces WAN vão pro mesmo lugar no provedor. Não sabia que aconteceria isso nesse caso, tendo 2 gateways distintos configurados no pfsense mas com o mesmo IP. Teoricamente então, consigo resolver colocando um roteador com DHCP habilitado entre o modem e a interface WAN do pfsense... pra assim ter um "gateway" diferente do link que funciona. Correto?

• marcellocM
                  marcelloc
                  last edited by

@raphael-delgado:

Teoricamente então, consigo resolver colocando um roteador com DHCP habilitado entre o modem e a interface WAN do pfsense… pra assim ter um "gateway" diferente do link que funciona. Correto?

Isso mesmo, deixa um link em modo bridge, pegando ip real e outro via gateway com outra faixa de ip.

• R
                    raphael-delgado
                    last edited by

@marcelloc:

@raphael-delgado:

Teoricamente então, consigo resolver colocando um roteador com DHCP habilitado entre o modem e a interface WAN do pfsense… pra assim ter um "gateway" diferente do link que funciona. Correto?

Isso mesmo, deixa um link em modo bridge, pegando ip real e outro via gateway com outra faixa de ip.

Show marcelloc! Como o pfsense fica fisicamente em outra cidade, irei testar isso quando eu voltar lá. Assim que eu testar posto aqui se deu certo ou não. Valeu pela ajuda! :)

• H
                      hugoteleco
                      last edited by

Pessoal, estou vendo este post e estou passando pelo mesmo problema!

MEu pfsense está ligado diretamente no moden da NET, minha WAN é configurada como DHCP e então pega o IP 189.xxx.xxx.xxx (publico).
                      Até ai tudo ok, navego na boa!

O problema é quando o ISP (NET) cai e volta depois de alguns instantes. Simplesmente não consigo mais navegar.

Fiz o procedimento:

1 - desligar  / ligar o modem

Mesmo assim nada! Só funciona após eu reiniciar o pfsense.

Pergunto: existe alguma forma de fazer com que o pfsense detecte que houve problemas no ISP e faça um "release / renew" (like windows) automaticamente sem a necessidade de dar reboot ?

Obrigado

Hugo Golembiewski

• marcellocM
                        marcelloc
                        last edited by

Hugo, provavelmente o modem volta entregando um novo ip.

Este post tem um script que faz exatamente o que você quer.

http://forum.pfsense.org/index.php/topic,57329.msg305965.html#msg305965

• H
                          hugoteleco
                          last edited by

Puts Marcelo,

Não entendi nada desse post! Não sei onde e como usar o script (Sou novato nisso)

Consegue detalhar melhor como e onde colocar o script?

Obrigado.

• First post
                            Last post
                          Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.