Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Problema: AD e duas redes diefrentes

Portuguese
    6
    10
    1.9k
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • D
      dackson
      last edited by

Salve galera, preciso de ajuda para resolver um problema com o AD em minha rede, tenho o seguinte cenário:

VLAN1 - 172.16.115.0/24
                  AD - 172.16.115.2

VLAN2 - 172.16.116.0/24

Bom, tenho duas VLAN's e meu AD está dentro da primeira(172.16.115.x), preciso que os pc's da segunda VLAN (172.16.116.x) possam fazer o logon no AD que está  dentro da primeira.

Gostaria de saber qual a melhor maneira e a mais segura para fazer isso? Liberando regras no firewall? fazendo uma ponte entre as duas redes? E se eu fizer uma DMZ para o AD, como posso colocar as VLAN's para se comunicarem com ele?

OBS.: Essas redes não passam pelo SQUID/SQUIDGUARD.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • P
        pedrolima88
        last edited by

esta na mesma rede ou pula por vpn ? Se tiver na mesma rede colcoa na rota amigao.

• D
          dackson
          last edited by

Está na mesma rede, tentei faze a rota mais não funcionou legal, os mapeamentos das pastas compartilhadas no AD não funcionaram, coloquei as VLAN's em bridge, mais não sei se esse é o melhor caminho a seguir.

Att

• P
            pedrolima88
            last edited by

como que estao suas acls / rules?

• clonyC
              clony
              last edited by

Quem separa as duas redes? É o seu firewall?

tipo:

REDE_1 –-(firewall)--- REDE_2
                                                  :
                                                  :
                                            (SRV_AD)

Sua rede está mais ou menos assim?

• R
                rafael.adsilva
                last edited by

amigo tenta nas regras colocar qualquer protocolo (any) pois pode ser isso o problema

• clonyC
                  clony
                  last edited by

Tenho um cenário idêntico ao seu, porém usando um outro firewall.
                  O que fiz lá é o seguinte:

06 REGRAS DE FIREWALL IDA E VOLTA:

AD enxerga VLAN2 pelo protocolo TCP em todas as portas e todos os endereços
                  AD enxerga VLAN2 pelo protocolo UDP em todas as portas e todos os endereços
                  AD enxerga VLAN2 pelo protocolo ICPM em todas as portas e todos os endereços

e

VLAN2 enxerga AD  pelo protocolo TCP em todas as portas e todos os endereços
                  VLAN2 enxerga AD  pelo protocolo UDP em todas as portas e todos os endereços
                  VLAN2 enxerga AD  pelo protocolo ICPM em todas as portas e todos os endereços

Neste cliente funciona assim, mas o firewall é outro - como falei.

• A
                    Akill
                    last edited by

Boas,

a maneira mais segura é o que tens, uma VLAN para rede local + outra vlan para a rede onde se encontra o teu servidor AD

a unica coisa que tens de fazer é, e por questões de segurança, criar duas regras na interface da vlan (rede local)

1º permitir autenticação
                    2º negar o resto entre as duas vlans

imagina o seguinte cemário (autenticação RADIUS de uma vlan para a outra)

UDP 172.16.116.0/24 any 172.16.115.2      1812 permit
                    *        *                  *    172.16.115.0/24    *  DROP

muitos podem perguntar o porque dessa segunda regra?!

porque normalmente o pessoal tem a regra de default criada
                    *          *              *        *          *  permit

o que faz o com que a tua vlan local consiga aceder a qualquer outra vlan, assim as duas regras que te indiquei em cima, tem de ficar em primeiro lugar, de modo a serem as primeiras a serem executadas.

outra possibilidade é nessa regra de default, obrigares que o gateway seja a WAN. Assim qualquer tentativa de acesso entre a vlan local para a vlan onde se encontra a AD, é desviado para a WAN. Eu pessoalmente não aconselho essa tecnica, pois vais ocupar processamento, e eventualmente largura de banda para a internet. Já para não falar que correr o risco de um dia mais tarde criares uma otura regra e não te lembrares do pormenor que tens de forçar sempre o gateway para a WAN

Assim sendo só tens de verificar qual o porto que é usado para autenticação Windows na AD, (usa o Wireshark, ou os LOG's do PFSense) e substitui o porto que te indiquei 1812 para o que precisas

um abraço

• A
                      Akill
                      last edited by

já agora, relativamente a regras na vlan onde se encontra o AD, podes colocar o que quiseres pois a resposta como está relacionado com um pedido já feito, não é analisado pelas regras de firewall.

• marcellocM
                        marcelloc
                        last edited by

Colocar em bridge e/ou criar regras permitindo todo o acesso é quase a mesma coisa que deixar o ad na mesma rede das estações.

Dependendo do uso(ad+dns+dhcp+compartilhamento+rdp), sugiro deixar na mesma rede.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• First post
                          Last post
                        Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.