• Categories
  • Recent
  • Tags
  • Popular
  • Users
  • Search
  • Register
  • Login
Netgate Discussion Forum
  • Categories
  • Recent
  • Tags
  • Popular
  • Users
  • Search
  • Register
  • Login

Problema: AD e duas redes diefrentes

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
10 Posts 6 Posters 1.9k Views
Loading More Posts
  • Oldest to Newest
  • Newest to Oldest
  • Most Votes
Reply
  • Reply as topic
Log in to reply
This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
  • D
    dackson
    last edited by Jul 24, 2013, 4:32 PM

Salve galera, preciso de ajuda para resolver um problema com o AD em minha rede, tenho o seguinte cenário:

VLAN1 - 172.16.115.0/24
                AD - 172.16.115.2

VLAN2 - 172.16.116.0/24

Bom, tenho duas VLAN's e meu AD está dentro da primeira(172.16.115.x), preciso que os pc's da segunda VLAN (172.16.116.x) possam fazer o logon no AD que está  dentro da primeira.

Gostaria de saber qual a melhor maneira e a mais segura para fazer isso? Liberando regras no firewall? fazendo uma ponte entre as duas redes? E se eu fizer uma DMZ para o AD, como posso colocar as VLAN's para se comunicarem com ele?

OBS.: Essas redes não passam pelo SQUID/SQUIDGUARD.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
    • P
      pedrolima88
      last edited by Jul 24, 2013, 6:07 PM

esta na mesma rede ou pula por vpn ? Se tiver na mesma rede colcoa na rota amigao.

• D
        dackson
        last edited by Jul 24, 2013, 6:50 PM

Está na mesma rede, tentei faze a rota mais não funcionou legal, os mapeamentos das pastas compartilhadas no AD não funcionaram, coloquei as VLAN's em bridge, mais não sei se esse é o melhor caminho a seguir.

Att

• P
          pedrolima88
          last edited by Jul 24, 2013, 8:27 PM

como que estao suas acls / rules?

• C
            clony
            last edited by Jul 25, 2013, 1:48 PM

Quem separa as duas redes? É o seu firewall?

tipo:

REDE_1 –-(firewall)--- REDE_2
                                                :
                                                :
                                          (SRV_AD)

Sua rede está mais ou menos assim?

• R
              rafael.adsilva
              last edited by Jul 26, 2013, 12:20 PM

amigo tenta nas regras colocar qualquer protocolo (any) pois pode ser isso o problema

• C
                clony
                last edited by Jul 29, 2013, 5:43 PM

Tenho um cenário idêntico ao seu, porém usando um outro firewall.
                O que fiz lá é o seguinte:

06 REGRAS DE FIREWALL IDA E VOLTA:

AD enxerga VLAN2 pelo protocolo TCP em todas as portas e todos os endereços
                AD enxerga VLAN2 pelo protocolo UDP em todas as portas e todos os endereços
                AD enxerga VLAN2 pelo protocolo ICPM em todas as portas e todos os endereços

e

VLAN2 enxerga AD  pelo protocolo TCP em todas as portas e todos os endereços
                VLAN2 enxerga AD  pelo protocolo UDP em todas as portas e todos os endereços
                VLAN2 enxerga AD  pelo protocolo ICPM em todas as portas e todos os endereços

Neste cliente funciona assim, mas o firewall é outro - como falei.

• A
                  Akill
                  last edited by Jul 29, 2013, 9:12 PM

Boas,

a maneira mais segura é o que tens, uma VLAN para rede local + outra vlan para a rede onde se encontra o teu servidor AD

a unica coisa que tens de fazer é, e por questões de segurança, criar duas regras na interface da vlan (rede local)

1º permitir autenticação
                  2º negar o resto entre as duas vlans

imagina o seguinte cemário (autenticação RADIUS de uma vlan para a outra)

UDP 172.16.116.0/24 any 172.16.115.2      1812 permit
                  *        *                  *    172.16.115.0/24    *  DROP

muitos podem perguntar o porque dessa segunda regra?!

porque normalmente o pessoal tem a regra de default criada
                  *          *              *        *          *  permit

o que faz o com que a tua vlan local consiga aceder a qualquer outra vlan, assim as duas regras que te indiquei em cima, tem de ficar em primeiro lugar, de modo a serem as primeiras a serem executadas.

outra possibilidade é nessa regra de default, obrigares que o gateway seja a WAN. Assim qualquer tentativa de acesso entre a vlan local para a vlan onde se encontra a AD, é desviado para a WAN. Eu pessoalmente não aconselho essa tecnica, pois vais ocupar processamento, e eventualmente largura de banda para a internet. Já para não falar que correr o risco de um dia mais tarde criares uma otura regra e não te lembrares do pormenor que tens de forçar sempre o gateway para a WAN

Assim sendo só tens de verificar qual o porto que é usado para autenticação Windows na AD, (usa o Wireshark, ou os LOG's do PFSense) e substitui o porto que te indiquei 1812 para o que precisas

um abraço

• A
                    Akill
                    last edited by Jul 29, 2013, 9:14 PM

já agora, relativamente a regras na vlan onde se encontra o AD, podes colocar o que quiseres pois a resposta como está relacionado com um pedido já feito, não é analisado pelas regras de firewall.

• M
                      marcelloc
                      last edited by Aug 6, 2013, 8:32 PM

Colocar em bridge e/ou criar regras permitindo todo o acesso é quase a mesma coisa que deixar o ad na mesma rede das estações.

Dependendo do uso(ad+dns+dhcp+compartilhamento+rdp), sugiro deixar na mesma rede.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• First post
                        Last post
                      Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.
                        This community forum collects and processes your personal information.
                        consent.not_received