Bind 9.9 pkg 0.3RC para pfSense
-
A ícone do serviço fica verde ou vermelha?
Este pfsense é 2.1?
Sim, é o 2.1
2.1-RELEASE (i386) built on Wed Sep 11 18:16:22 EDT 2013 FreeBSD 8.3-RELEASE-p11
O icone ta verde e no status dos serviços tambem esta verde.
-
Então o serviço tá rodando…
-
Então o serviço tá rodando…
Ao que tudo parece ta rodando sim…. so que se eu pingo o meudominio.com.br que ta configurado la, nao responde nada .... ( teste de uma maquina que na mesma rede, com DNS e GATEWAYs com o ip do pfsense). Se pingo outros dominios externos ( terra, gmail, etc) responde tranquilo.
Mas antes de tudo vou revisar os arquivos das zonas no console pra ver se nao falta alguma coisa. -
Desativou o dns forwarder antes de habilitar o bind?
Configurou os campos match client na aba view e allow query na aba zones?
-
Desativou o dns forwarder antes de habilitar o bind?
Configurou os campos match client na aba view e allow query na aba zones?
sim..sim…
Mas agora percebi uma coisa:
Eu desinstalei o pacate que voce disponibilizou antes de sair o pbi, pelo pkg_delete, mas nao apaguei o conteudo do /etc/namedb , onde tem a pasta master com as zonas.
Quando instalei o pacote pela interface grafica ele puxous essas configs, mas se altero alguma coisa na interface grafica ele nao consegue gravar la na pasta.
O meu arquivo dbinterna.meudominio.com.br ta com um . a mais no @ IN NS, ta meudominio.com.br.. ( dois pontos no fim).
Acho que tenho que remover o pacote bind e o apagar o diretorio namedb tambem, e dae fazer a instalacao novamente, certo?As permissoes do arquivo atualmente:
-rw-r--r-- 1 root wheel 559B Oct 9 17:35 dbinterno.meudominio.com.br.DB -
A versão 0.1.1 roda o named com chroot na pasta /conf/named.
O arquivo etc/namedb/named.conf fica agora dentro desta pasta.
Recomendo de qualquer forma remover o arquivo/pasta antiga para não confundir.
-
A versão 0.1.1 roda o named com chroot na pasta /conf/named.
O arquivo etc/namedb/named.conf fica agora dentro desta pasta.
Recomendo de qualquer forma remover o arquivo/pasta antiga para não confundir.
ja removi a pasta antiga e removi o pacote pelo instalador.
Mas è normal, apos desisntalar o pacote, permanecer a pasta /conf/named/etc/namedb ? com todos os arquivos de configuracao dentro.
Posso apaga-la antes de instalar novamente? -
-
Posso apaga-la antes de instalar novamente?
Pode sim.
Apaguei e mesmo assim quando instalava puxava os arquivos antigos…dae usei o find e achei que os arquivos estavam aqui tambem: /cf/conf/named..etc...
Exclui esse tambem e vou instalar novamente....
Notei que o o script named fica ainda no /etc/rc.d apos remover os pacotes...devo apaga-lo tambem? -
O rc.d é criado a cada save, pode apagar se quiser.
-
Removi tudo..reinstalei…e mesmo assim tava puxando as configuracoes antigas...dae fui em cada aba na interface grafica, exclui todas views,acls, e zonas....removi e reinstalei
Para criar as acls - ok
Agora quando crio uma view e dou save ele da a msg:
Fatal error: Cannot use string offset as an array in /usr/local/pkg/bind.inc on line 207
mas salva as alteracaoes, o mesmo ocorre se altero a aba settings, da o erro mas salva.
Na aba views, na parte de match-cliets e Allow-recursion so aparece minahs acls, nao aparece mais a "any", esta correto ?UPDATE:
Depois que criei as zonas parou de dar o erro " Fatal error: Cannot use string offset as an array in /usr/local/pkg/bind.inc on line 207 "
-
Crie uma acl com nome any sem nenhum conteúdo de ip.
As configurações do xml não são removidas com o pacote. Os arquivos em disco são gerados a partir do xml.
Não consegui simular este erro aqui. Pode dizer exatamente a sequencia de configuração?
-
Crie uma acl com nome any sem nenhum conteúdo de ip.
As configurações do xml não são removidas com o pacote. Os arquivos em disco são gerados a partir do xml.
Não consegui simular este erro aqui. Pode dizer exatamente a sequencia de configuração?
Onde ficam os arquivos xml de configuracao?
Bom o erro deu quando instalei….dae fui em ACL, criei , e depois em view .... na hora de salvar a view deu o erro mas salvou, dae fui alterar o settings e tambem deu erro...mas salvou.....depois criei as zones...dae nao deu mais erro
Agora estou com umas duvidas em relacao ao tipo de zone que ele cria e o arquivo que tenho no named do linux...diferem um pouco... coloco as duvidas aqui nesse mesmo topico ou la no outro que tenho sobre a migração do servidor linux pro pfsense?
-
O comando para editar o xml é viconfig, mas use ele com muito cuidado para não ferrar seu pfsense.
Sobre a configuração do bind, abre num novo tópico específico sobre o assunto. Desta forma facilita pesquisas futuras.
-
quais seriam as vantagens e aplicabilidades desse pacote?
Em ambientes maiores, o dns externos normalmente fica isolado do interno/ad. Neste caso o bind(com chroot) no pfsense fica perfeito.
Já temos o pacote dnserver rodando tinydns mas como o próprio nome diz, ele é limitado para algumas configurações.
blza obrigado pela resposta/
Além do que foi mencionado pelo colega marcelloc, o DNS Forwarder não faz cache. Ele apenas faz uma 'tradução estática e rebuscada' a cada solicitação. Isso em cenários de médio porte, já pode gerar gargalos!
Parabéns ao jorhardware pela publicação do port e ao marcelloc pela sempre (e incansável) ajuda à comunidade pfSense! ;)
Abraços!
Jack -
Obrigado JackL.
marcelloc cara ficou tudo muito bom. Parabéns.
Preciso fazer o samba4 como AD para o pfsense, vou agendar também depois DNSSEC para o bind.
att.
-
marcelloc cara ficou tudo muito bom. Parabéns.
Trabalho em conjunto :)
Preciso fazer o samba4 como AD para o pfsense, vou agendar também depois DNSSEC para o bind.
O Luis já está fazendo o samba4, está usando o script dele como base?
Você tem alguma coisa do dnssec já em andamento?
Seria interessante terminar o pacote e passar para RC ou release mesmo. -
Bom…agora chega de incomodar um pouco só pedindo..rs.... ::)
Gostaria de agradecer ao jorhardware por disponibilizar o pacote e por todo apoio....
Agradecer ao JackL, ao Luis Gustavo por disponibilizarem o conteudo do blog e dos hangouts que muito ajudam.....Sem falar na ajuda que eles dão aqui no forum e na lista.Ao johnnybe, ao LFCavalcanti e a todos os demais, que se for nominar aqui vou incorrer em falta grave por deixar alguem de fora, que sempre ajudam no forum e na lista de discussão.
Acho que nao esqueci ninguem ( ou sim ? rss...)....
Ah sim...claro.... :P
Ao marcello coutinho, por todo apoio a comunidade e ao projeto, por toda ajuda e esclarecimentos. :D -
Pessoal, vale a pena também colaborar =) $$$ assim é dando que se recebe =D e fora que podemos montar uma estrutura sustentável.
Nielsen
-
Sobre o Responde Limit do pacote:
o valor limit do rate limit é o que? requisições por segundo, por minuto… ?
o 15 é um bom valor para um dns que responde externamente, e internamente como recursivo?UPDATE:
o rate ja vi no named.conf que é pro segundorate-limit { responses-per-second 20; log-only no; };