Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

PFsense trabalhando junto do SonicWall

Portuguese
    7
    17
    2.1k
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • J
      jorgetrc
      last edited by

Olá pessoal, Bom dia!

Tenho o seguinte senário, um FW SONICWall rodando a muito tempo aqui na empresa,

estamos querendo tirá-lo pois a licença está vencida e não queremos gastar com a tal,

estou com o PFSENSE instalado e com algumas configurações feitas, mas mas acho que minha rede interna não está passando por ele,

Ai surge a duvida??? como saber se minha rede está passando por ele, e como saber se ele está compartilhando o link WAN com a LAN,

Agradeço a atenção de todos,

Abraço!!!

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • L
        LFCavalcanti
        last edited by

Olá!

@jorgetrc:

estou com o PFSENSE instalado e com algumas configurações feitas, mas mas acho que minha rede interna não está passando por ele,

Quais configurações, pode mostrar sua topologia de rede?

@jorgetrc:

Ai surge a duvida??? como saber se minha rede está passando por ele, e como saber se ele está compartilhando o link WAN com a LAN,

Use o Trace Route, no Windows é o comando "tracert", nele você verifica por onde está passando a rota até um destino, se o primeiro salto for no IP do seu PFSense, ok, senão precisa verificar sua topologia.

–

Luiz Fernando Cavalcanti
        IT Manager
        Arriviera Technology Group

• J
          jorgetrc
          last edited by

Olá parceiro obrigado pela resposta,

Fiz o teste com o tracert no windows, mas o primeiro salto foi do meu gateway externo

segue uma imagem com os serviços rodando nele…

Tanto acho que minha rede LAN não está passando por ele porque o meu squid está configurado certinho mais não está fazendo nenhum bloqueio =/

![serviços and interfaces.jpg](/public/imported_attachments/1/serviços and interfaces.jpg)
          ![serviços and interfaces.jpg_thumb](/public/imported_attachments/1/serviços and interfaces.jpg_thumb)

• L
            LFCavalcanti
            last edited by

Ok, mas o principal você não colocou, a topologia de rede.

Sem saber o que está ligado em que, fica dificil te ajudar. Basicamente o PFSense precisa ser o seu Gateway de rede.

Algo como:

INTERNET –> ISP --> SONICWALL --> PFSENSE --> REDE INTERNA

Nesse caso o Sonic wall em sua LAN teria um IP da faixa 10.0.0.1/24 e o PFSense na WAN na mesma faixa, mas a LAN em outra faixa, como a 10.0.1.1/24.

–

Luiz Fernando Cavalcanti
            IT Manager
            Arriviera Technology Group

• J
              jorgetrc
              last edited by

A sim foi mal,

então aqui está assim:

FIBRA ÓPTICA (rede externa) >> SONIC WALL >> LAN
              –--------------- ------------------  >> PFSENSE      >> LAN

O pfsense na WAN recebe um endereço externo fixo
              e Segue na LAN com um endereço 10.10.0.1

Para mim deixar meu pfsense como gateway da minha rede eu faria isso no próprio pfsense ou no meu servidor DHCP??

• L
                lucaspolli
                last edited by

vc precisa alterar seu server dhcp e colocar o ip do pf como gateway, ou desligar o sonic e mudar o ip do seu pf

• J
                  jorgetrc
                  last edited by

Iae lucaspolli,

Fiz as confs que tu falou mais não deu certo aqui… =/

• L
                    lucaspolli
                    last edited by

@jorgetrc:

Iae lucaspolli,

Fiz as confs que tu falou mais não deu certo aqui… =/

o link externo esta chegando na wan do seu pf?

• J
                      jorgetrc
                      last edited by

Está sim, consigo baixar pacotes e tudo mais

nos gráficos de trafico da interface WAN eu tenho até movimento de dados
                      já na LAN não tenho o mesmo… =/

Dê uma olhada no trafego >>>

![Traffic Graphs.jpg](/public/imported_attachments/1/Traffic Graphs.jpg)
                      ![Traffic Graphs.jpg_thumb](/public/imported_attachments/1/Traffic Graphs.jpg_thumb)

• L
                        lucaspolli
                        last edited by

configura manualmente o ip no seu pc colocando como gateway e dns o ip do pf. testa e ve o que acontece

• R
                          robsonpc
                          last edited by

@Lucas:

configura manualmente o ip no seu pc colocando como gateway e dns o ip do pf. testa e ve o que acontece

Fala pessoal, estou na mesma situação.  Só consegui fazendo o que Lucas mencionou.  Agora vou testar redirecionamento de internet do sonicwall para o pfsense.

• A
                            andr3.ribeiro
                            last edited by

Aqui na empresa onde trabalho fiz a conf do pfSense em paralelo a um Fedora 14, que perdeu o suporte na mesma época que Pedro Alvares Cabral deu umas voltas nas terras Tupiniquins. Tudo porque a empresa que fazia a manutenção do firewall, usava o script gShield, e precisava do iptables no kernel 2.6….. e faz isso até hoje.

Como a empresa tem IP dedicado do provedor, com uma faixa /29, peguei um deles e coloquei um switch, recebendo a fibra. O IP final 4 era o do (museu) Fedora, então setei a WAN do pfSense com final 5 e um cabo saia do switch para a LAN normal.
                            Ficou ligado no switch  -> Fibra, WAN do Fedora, WAN do pfSense, Lan da empresa.

Na interface LAN do pfSense coloquei um roteador em bridge e pude trabalhar nesse wifi secundario e configurar o cenário, sem interferir no que ja estava rodando na empresa. Os dois compartilhavam o link, mas eram duas redes totalmente separadas, e pude até colocar a mesma faixa de IP interno, para nao atrapalhar impressoras e mapeamentos depois da virada.

Terminado de configurar (redirecionamentos, reservas DHCP, regras, alias, captive portal, etc...) simplesmente desliguei o fedora e coloquei o cabo da LAN do pfSense no switch... E tava tudo funcionando.

Assim eu tinha certeza de que quando eu estava no roteador do pfSense, eu estava realmente no pfSense, sem possibilidade da rede antiga atrapalhar a implantação!

É só uma dica

• J
                              jotaherre
                              last edited by

Mano, boa tarde!

Por curiosidade, quanto está custando a licença do SonicWall? ;D

• A
                                andr3.ribeiro
                                last edited by

@jotaherre:

Mano, boa tarde!

Dei uma pesquisada nisso. Por se Dell agora, imaginei cifras altas, mas nao astronômicas:
                                http://www.altasnet.com.br/wp-content/uploads/ata-ngfw-ufop-supermassive-9600.pdf

é serio isso? pode isso, Arnaldo? Isso é real? cadê a câmera escondida?

• R
                                  robsonpc
                                  last edited by

@andr3.ribeiro:

@jotaherre:

Mano, boa tarde!

Dei uma pesquisada nisso. Por se Dell agora, imaginei cifras altas, mas nao astronômicas:
                                  http://www.altasnet.com.br/wp-content/uploads/ata-ngfw-ufop-supermassive-9600.pdf

é serio isso? pode isso, Arnaldo? Isso é real? cadê a câmera escondida?

Meu Deus, sem condições!  Solicitei um orçamento e vamos ver o preço.

Aproveitando, minha licença expirou e perdi o Content Filter.  Isso é normal?

• T
                                    tomaswaldow
                                    last edited by

Licença de pfSense?

Tomas @ 2W Consultoria

• A
                                      andr3.ribeiro
                                      last edited by

@Tomas:

Licença de pfSense?

rsrs, não, é do SonicWall

• First post
                                        Last post
                                      Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.